Os nossos olhos de águia não cansam de procurar pistas no trailer de Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald que saiu no mês passado, e dessa vez encontramos algo que é curioso e ao mesmo tempo preocupante. Descobrimos onde o circo Arcanus fica em Paris!
Em um dos shots do trailer, podemos ver um plano geral do que parece ser a entrada do circo Arcanus, que em Paris se chama Le Cirque Arcanus: Musée de Curiosités Vivantes. Ao fundo, como quem não quer nada, há a placa com o nome da avenida “Boulevard Voltaire”.
É curioso que o circo se situe nessa rua, já que é uma das avenidas mais importantes do centro de Paris. Teria o Estatuto do Sigilo menos importância em Paris? Ou será que a Boulevard Voltaire tem uma dimensão especial para os negócios bruxos, como é o caso do Beco Diagonal, no centro de Londres?
Reforçando o aspecto mágico da rua, podemos ver, em outra imagem do trailer, a personagem Tina Goldstein (Katherine Waterston) em frente a uma estátua que se move! É provável que a imagem faça parte da mesma cena, já que a personagem também aparece na entrada do circo.
Outra curiosidade, é que Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald utilizava o codinome “Voltaire” na produção, como é costume dos grandes blockbusters fazerem para não chamar a atenção do público e da mídia durante o processo. A avenida parece bastante importante na trama.
Boulevard Voltaire
A avenida foi criada pelo Barão Georges-Eugène Haussmann durante o reino de Napoleão III, no século XIX. Originalmente, se chamava Boulevard du Prince-Eugène, mas em 1870 mudou de nome para homenajear o filósofo, escritor e historiador Voltaire.
A avenida une duas praças históricas associadas à Revolução Francesa, a Place de la République e a Place de la Nation. Nelas, acontecem muitas manifestações de esquerda hoje em dia. É certamente um lugar bastante político.
Além das praças, há outros lugares históricos e turísticos no decorrer da avenida. A igreja Église Saint-Ambroise foi um dos primeiros prédios erguidos na avenida, e tem uma arquitetura gótica que chega a lembrar um dos blocos de Hogwarts. Por ali há também, em um largo, a estátua do político Léon Blum. Não sei vocês, mas esse senhor me parece ter saído de uma página de “Harry Potter”…
Em novembro de 2015, houve um atentado terrorista na Boulevard Voltaire. Um homem bomba detonou seu colete em um café, machucando quinze pessoas.
Voltaire
Voltaire era o pseudônimo de François-Marie Arouet. Ele era um militante das liberdades civis numa época em que a censura era perigosa na França. Ele criticava a religião católica e cristã e era um ávido defensor da liberdade de religião, da liberdade de expressão e da separação da Igreja e do Estado.
Apesar da pressão de seu pai, que queria que ele estudasse Direito, Voltaire persistiu na carreira de escritor e chegou a escrever mais de 2.000 livros, entre eles peças de teatro, poemas, romances e artigos.
Voltaire morreu em 1778, pouco depois de escrever “Morro adorando Deus, amando meus amigos, não odiando meus inimigos e detestando a superstição.” Por causa de suas críticas à religião católica, a Igreja negou que um enterro cristão fosse feito em Paris, mas seus amigos o enterraram em segredo no Mosteiro de Scellières, em Champagne.
Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald chega aos cinemas brasileiros no dia 15 de novembro, e promete mostrar qual será a importância da Boulevard Voltaire na trama.