Animais Fantásticos

Circo Arcanus fica na Boulevard Voltaire, avenida no centro de Paris

A avenida Boulevard Voltaire nos anos 20. Um bondinho aparece nos trilhos da rua de paralelepípedos, e alguns transeuntes observam o fotógrafo, enquanto outros andam pelas ruas.
Escrito por Igor Moretto

Os nossos olhos de águia não cansam de procurar pistas no trailer de Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald que saiu no mês passado, e dessa vez encontramos algo que é curioso e ao mesmo tempo preocupante. Descobrimos onde o circo Arcanus fica em Paris!

Em um dos shots do trailer, podemos ver um plano geral do que parece ser a entrada do circo Arcanus, que em Paris se chama Le Cirque Arcanus: Musée de Curiosités Vivantes. Ao fundo, como quem não quer nada, há a placa com o nome da avenida “Boulevard Voltaire”.

Na cena que mostra a entrada cheia de gente do circo, há uma placa, ao fundo, que está aumentada na imagem com um zoom. Lê-se "boulevard Voltaire".

É curioso que o circo se situe nessa rua, já que é uma das avenidas mais importantes do centro de Paris. Teria o Estatuto do Sigilo menos importância em Paris? Ou será que a Boulevard Voltaire tem uma dimensão especial para os negócios bruxos, como é o caso do Beco Diagonal, no centro de Londres?

Reforçando o aspecto mágico da rua, podemos ver, em outra imagem do trailer, a personagem Tina Goldstein (Katherine Waterston) em frente a uma estátua que se move! É provável que a imagem faça parte da mesma cena, já que a personagem também aparece na entrada do circo.

Gif de um shot do trailer onde Tina aparece suspeita em frente a uma estátua que se mexe.

Outra curiosidade, é que Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald utilizava o codinome “Voltaire” na produção, como é costume dos grandes blockbusters fazerem para não chamar a atenção do público e da mídia durante o processo. A avenida parece bastante importante na trama.

Boulevard Voltaire

A avenida foi criada pelo Barão Georges-Eugène Haussmann durante o reino de Napoleão III, no século XIX. Originalmente, se chamava Boulevard du Prince-Eugène, mas em 1870 mudou de nome para homenajear o filósofo, escritor e historiador Voltaire.

A avenida une duas praças históricas associadas à Revolução Francesa, a Place de la République e a Place de la Nation. Nelas, acontecem muitas manifestações de esquerda hoje em dia. É certamente um lugar bastante político.

Além das praças, há outros lugares históricos e turísticos no decorrer da avenida. A igreja Église Saint-Ambroise foi um dos primeiros prédios erguidos na avenida, e tem uma arquitetura gótica que chega a lembrar um dos blocos de Hogwarts. Por ali há também, em um largo, a estátua do político Léon Blum. Não sei vocês, mas esse senhor me parece ter saído de uma página de “Harry Potter”…

Duas fotos da escultura de Leon Blum. Em uma, a estátua aparece de corpo inteiro. Ele veste uma capa grande que cobre até seus pés, um cachecol e óculos. Ele é careca e tem barba. Ele está com as mãos para trás. Na outra foto, um close nos detalhes de seu rosto. Ele usa um óculos redondo e tem uma expressão sóbria.

Em novembro de 2015, houve um atentado terrorista na Boulevard Voltaire. Um homem bomba detonou seu colete em um café, machucando quinze pessoas.

Voltaire

Voltaire era o pseudônimo de François-Marie Arouet. Ele era um militante das liberdades civis numa época em que a censura era perigosa na França. Ele criticava a religião católica e cristã e era um ávido defensor da liberdade de religião, da liberdade de expressão e da separação da Igreja e do Estado.

Apesar da pressão de seu pai, que queria que ele estudasse Direito, Voltaire persistiu na carreira de escritor e chegou a escrever mais de 2.000 livros, entre eles peças de teatro, poemas, romances e artigos.

Voltaire morreu em 1778, pouco depois de escrever “Morro adorando Deus, amando meus amigos, não odiando meus inimigos e detestando a superstição.” Por causa de suas críticas à religião católica, a Igreja negou que um enterro cristão fosse feito em Paris, mas seus amigos o enterraram em segredo no Mosteiro de Scellières, em Champagne.

Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald chega aos cinemas brasileiros no dia 15 de novembro, e promete mostrar qual será a importância da Boulevard Voltaire na trama.

Sobre o autor

Igor Moretto

Igor já trabalhou como tradutor de conteúdo em diversos sites. Hoje, formado em Produção Audiovisual, procura alimentar o Animagos com novidades e é responsável pelo Podcast Animagos.