O ator Kevin Guthrie, intérprete de Abernathy em Animais Fantásticos e Onde Habitam e Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald, foi condenado nesta sexta-feira (14) a três anos de prisão por agressão sexual a uma mulher.
ATENÇÃO! Abaixo, há uma descrição do assédio. Recomendamos a não leitura caso você seja sensível a esse tema.
O caso ocorreu entre 30 de setembro e 1° de outubro de 2017 em Glasgow, na Escócia, após uma mulher de 29 anos passar mal em um táxi a caminho de um bar, onde se encontraria com Guthrie e o também ator Scott Reid. O motorista do veículo entrou em contato com Reid avisando sobre seu mal estar, e a mulher foi levada para a casa de Reid por ele e Guthrie, alegadamente para ajudá-la.
Enquanto Reid ligava para o serviço de atendimento médico, Guthrie ficou no quarto para garantir que a mulher estivesse bem e, de acordo com o relato da vítima (que acredita ter sido dopada previamente em um local em que esteve naquela noite), apalpou seus seios antes de praticar três atos sexuais nela e beijá-la na boca. Ele parava quando Scott Reid retornava ao quarto.
Apesar de Guthrie ter se declarado inocente, seu DNA foi encontrado na roupa de baixo da mulher, que foi usada como prova para a sua condenação em um julgamento que durou quatro dias no início de abril deste ano. Além da condenação por três anos de prisão, seu nome foi colocado no registro de ofensores sexuais por tempo indeterminado.
O ator declarou anteriormente que retornaria ao seu papel de Abernathy em Animais Fantásticos 3, porém, a Warner Bros. Pictures garantiu ao Deadline que ele não fez parte do elenco do filme.