J.K. Rowling

J.K. Rowling e Julie Walters receberão novas honrarias da Rainha Elizabeth II

Escrito por Vinicius Ebenau

O Governo do Reino Unido anunciou hoje (16) que a autora J.K. Rowling e a atriz Julie Walters, intérprete de Molly Weasley na série “Harry Potter”, foram incluídas na Lista de Honras do Aniversário da Rainha, uma listagem anual que, ao lado da Lista de Honras do Ano Novo no final do ano, prestigia com títulos de importância aqueles que realizaram algo na vida pública ou se comprometeram a servir e ajudar a Grã-Bretanha.

Rowling fará parte da seleta Ordem dos Companheiros de Honra pela sua contribuição à literatura e à filantropia, enquanto que Walters se tornará Dama Comandante da Ordem do Império Britânico por sua contribuição ao drama.

A Ordem dos Companheiros de Honra foi criada em 1917 pelo Rei Jorge V para “reconhecer homens e mulheres que prestaram um serviço nacional conspícuo, especialmente no avanço da cultura”. A adesão à Ordem é limitada a somente 65 membros para cada reinado (agora, com a Rainha Elizabeth II, ela conta com 62). Entre os novos integrantes, está também o músico Paul McCartney.

A nomenclatura de Dama Comandante, por sua vez, é a segundo maior da Ordem do Império Britânico, e intitula seus membros com o título de Dama antes de seus nomes.

Tanto Julie Walters quanto J.K. Rowling (que se diz “profundamente honrada e orgulhosa” pela inclusão) já haviam sido condecoradas anteriormente. Em 1999 e 2000, respectivamente, ambas foram apontadas oficiais da Ordem do Império Britânico, e em 2008 a atriz foi promovida à comandante. Em 2002, a autora tinha sido ingressada na Sociedade Real de Literatura.

Com 45 anos de carreira, Walters já foi indicada a dois Oscars e conquistou um Globo de Ouro, dois BAFTAs cinematográficos e quatro televisivos,  e um Laurence Olivier Award. Rowling, além de ser co-fundadora da Lumos, suporta diversas instituições de caridades, como a Comic Relief e a Multiple Sclerosis Society of Great Britain, tendo perdido seu status de bilionária após diversões doações em dinheiro.

Congratulações às duas!

Sobre o autor

Vinicius Ebenau

Vinicius aprendeu com "Harry Potter" a valiosa lição que amigos são uma das coisas mais importantes que existem... porque, sem eles, não teria pego emprestado a maioria dos livros para ler pela primeira vez. Formado em Cinema e Audiovisual, espera que a J.K. Rowling leia essa bio e dê uma chance a ele, pois faria um trabalho mil vezes melhor que o David Yates.