Animais Fantásticos

Conheça a criatura chinesa que aparecerá em Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald

Escrito por Igor Moretto

O trailer de Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald mal foi lançado e a gente já foi atrás de livros empoeirados e escondidos nos cantos mais escuros das bibliotecas da internet para descobrir qual é a criatura que Newt parece atrair para sua maleta. Um bicho enorme, aparentemente feroz, e com o rabo todo ornamentado, deve ser uma das criaturas resgatadas do Circo Arcanus. O nome “Zouwu” foi confirmado em entrevistas com o elenco e com a roteirista J.K. Rowling.

Zouwu (騶吾) é uma das muitas criaturas lendárias que aparecem em registros da China antiga. Há pouco sobre a criatura na literatura ocidental, mas em A Chinese Bestiary, o autor Richard E. Strassberg traduz uma pequena descrição dela:

Nas Terras do Clan Lin, há uma rara criatura tão grande quanto um tigre, de cinco cores, e com um rabo maior que seu corpo. Se chama Zouwu. Ao montá-la, pode-se percorrer mil li* em um único dia.

Essa descrição é a única que está presente no material em questão no livro de Strassberg, o antigo “Guideways through Mountains and Seas“, mas o autor adiciona que outras criaturas parecidas com o Zouwu podem ser encontradas em outros textos diversos, mas com nomes e aparência diferentes.

Uma curiosidade é que os chineses antigos não consideravam as criaturas registradas em textos como o “Guideways through Mountains and Seas” como alegóricas. Eles realmente acreditavam que ao explorar montanhas e mares da China, encontrariam essas criaturas! Ainda bem que agora a confirmação veio! Cuidado com o Zouwu!


é uma unidade de medida da China antiga. 1 lǐ corresponde a ⅓ de 1 mm. Mil lǐ equivalem a 333 quilômetros.

Sobre o autor

Igor Moretto

Igor já trabalhou como tradutor de conteúdo em diversos sites. Hoje, formado em Produção Audiovisual, procura alimentar o Animagos com novidades e é responsável pelo Podcast Animagos.