Animais Fantásticos

Pottermore publica novo relato dos sets de Animais Fantásticos sobre varinhas

Escrito por Renato Delgado

O/A Correspondente do Pottermore publicou um novo relato na última semana em que a artista conceitual Molly Sole comenta as varinhas criadas por ela para cada um dos personagens principais mágicos de Animais Fantásticos e Onde Habitam.

A designer fala sobre como as varinhas precisam fazer jus às características dos personagens e dá algumas informações importantes sobre as varinhas de Newt, Tina, Queenie e Graves, revelando ainda que Alison Sudol teve influência na aparência da sua. Confira logo abaixo!

separador divisor branco

Conheça a designer de varinhas Molly Sole: a Olivaras do mundo real

O/A Correspondente do Pottermore
Traduzido por Renato Delgado

JKR_wand_room_WB_Getty_Images-142328702

Molly Sole entra na sala, me cumprimenta docemente e coloca uma folha de papel enorme em cima da mesa à nossa frente.

Ela inspira, sorri para si e tenta desamassar o canto superior direito da página. Meu coração parece que vai parar quando percebo o que estamos olhando. São as varinhas.

Estamos olhando varinhas dos anos 20. A varinha de Newt. A varinha de Tina. A varinha de Queenie. A varinha que Colin Farrell usou para praticar movimentos como seu personagem, Graves. Todas elas estão na página – ilustrações lindas e detalhadas para cada um dos principais personagens mágicos de Animais Fantásticos e Onde Habitam.

Elas são tão primorosas que me pego alisando o papel enquanto conversamos, tentando atraí-las para as três dimensões.

Molly é a designer conceitual júnior do filme. O primeiro trabalho dela para o designer de produção Stuart Craig foi colher detalhes do roteiro de J.K. Rowling e desenhar algumas opções de varinhas para os personagens principais. Um verdadeiro projeto dos sonhos, é claro. Ela é praticamente Olivaras; se Olivaras fosse uma mulher do século XXI que usa o Photoshop.

“Sei pelos livros de ‘Harry Potter’ que o bruxo precisa ter uma afinidade com a varinha. Ela o escolhe”, Molly fala. “É um pouco como pessoas e seus cachorros. Sinto como se você pudesse ver traços da varinha no bruxo e do bruxo na varinha. Então precisávamos imaginar a sensação e o material da varinha como bons parceiros do personagem.”

“Este deve ser para Newt”, eu falei, apontando para uma varinha de madeira, bem modesta.

“Queríamos que tivesse algum tipo de referência ao reino animal”, ela me diz, “mas pensamos que seria meio inapropriado dar a ele qualquer varinha que desse uma sensação de ‘troféu’. Não pensamos que ele iria gostar disso de maneira alguma. A parte principal desta é madeira.”

“Esta é a da Queenie?”, eu pergunto, batendo na mesa com meu dedo como seu eu fosse um(a) participante em algum jogo de televisão tipo “Adivinhe a Varinha”. “Essa tem que ser o mais próximo de uma varinha sexy que já vi. Só pode pertencer a Queenie.”

“Essa é a de Queenie, sim”, Molly diz. “[Alison Sudol] teve um pouco de influência na dela porque ela realmente gosta de Art Deco. Colocamos o gosto dela na varinha e isso nos ajudou a colocar a época no design.

“Enquanto que a de Tina é mais funcional, mais suavizada. David [Yates] não queria que ela fosse muito espalhafatosa porque não combinaria com Tina. Usamos uma batuta antiga de maestro como base para a varinha de Graves.”

“Você segurou as de verdade? Nas próprias mãos?”, eu pergunto. Deve ser incrível para Molly começar o processo de transportar a visão de Stuart Craig para o papel, levar ao diretor David Yates, transmitir para todo o departamento de arte, mandar a ideia para os responsáveis pelos artefatos de cena e recebê-los em forma tangível.

“É fantástico. Quando as vi pela primeira vez, fiquei impressionada pelo nível de detalhe. Quando você está desenhando, você não tem um tempo infinito para racionalizar todos os elementos para, de fato, fazer a coisa, então quando você finalmente consegue tocar na sua criação, você pensa ‘caramba, gente – vocês deixaram impressionante’. É simplesmente incrível de se ver.”

Molly começa a bagunçar suas outras folhas enormes de papel. Ela tem tanto mais a me mostrar. Mas tudo no seu tempo…

separador divisor branco

Animais Fantásticos e Onde Habitam será lançado no Brasil no dia 17 de novembro deste ano. Continue acompanhando o Animagos para mais novidades sobre o filme!

Sobre o autor

Renato Delgado

Corvinal de coração, Renato se envolve com sites de "Harry Potter" há mais de dez anos e ainda não se cansou deles! Formado em Letras e quase mestre em Linguística, trabalha com revisão de textos e tradução de filmes e séries de televisão.