J.K. Rowling

Edição escrita a mão por J.K. Rowling de Os Contos de Beedle, o Bardo será leiloada

Escrito por Vinicius Ebenau

Uma das sete cópias escritas a mão por J.K. Rowling de Os Contos de Beedle, o Bardo será leiloada no dia 13 de dezembro em Londres.

Seis edições desse livro foram feitas pela própria autora e dadas às pessoas que ela considerava mais intimamente ligadas a “Harry Potter”. Uma sétima edição foi vendida para a Amazon por £ 1,95 milhões em 2007 em um leilão realizado pela Sotheby’s em nome da Children’s High Level Group, instituição de caridade co-fundada por Jo. A Sotheby’s também será a responsável por realizar o leilão da cópia em questão, que pertence até o momento a Barry Cunningham, editor da Bloomsbury em 1996 e que adquiriu os direitos de publicação da série para a editora após ele e sua filha ficarem encantados com a história de Pedra Filosofal.

Quando J.K. assinou seu contrato, Barry recomendou que ela pensasse em arranjar um segundo trabalho, pois livros infantis “não faziam muito dinheiro”.  Ele brincou ao The Telegraph:

Ela balançou a cabeça sabiamente e depois decidiu, sensatamente, me ignorar.

dscf0365_beedle_the_bard_jk_rowling-xlarge_transtm3zxxv42fqenilgobxjofzt7szsqq7h3okyatfgi0w

Cunningham com seu livro.

Apesar da tristeza de se despedir de um presente tão exclusivo, Cunningham pretende doar parte dos lucros para outra instituição também fundada por Rowling (que aprovou a venda), a Lumos. Ele disse:

Foi um presente incrível e totalmente inesperado. É absolutamente maravilhoso e indescritível, e agora quero ter certeza de que posso fazer o bem com isso.

Estimada para ser vendida entre £ 300 e £ 500 mil, a cópia era mantida em sua casa até começar a ser emprestada a museus para ser exibida e, finalmente, ser guardada em um banco.

Essa edição virá da mesma forma como ele recebeu pelo correio: com uma carta escrita pela escritora. Leia a seguir a dedicatória:

Para Barry, o homem que pensou que um longo romance sobre um rapaz bruxo de óculos poderia vender… OBRIGADO

Cada um dos sete livros existentes contém uma pedra de rodocrosita diferente, representando a personalidade de cada dono(a). Confira abaixo um vídeo produzido pela Sotheby’s:

Sobre o autor

Vinicius Ebenau

Vinicius aprendeu com "Harry Potter" a valiosa lição que amigos são uma das coisas mais importantes que existem... porque, sem eles, não teria pego emprestado a maioria dos livros para ler pela primeira vez. Formado em Cinema e Audiovisual, espera que a J.K. Rowling leia essa bio e dê uma chance a ele, pois faria um trabalho mil vezes melhor que o David Yates.