Fanwatch

Fanwatch – O Bem Maior

Escrito por Nayara Sevciuc

Todo mundo sabe que muitas partes contidas em livros não aparecem nas suas adaptações cinematográficas, e isso não é diferente com “Harry Potter”. Uma dessas passagens interessantes que somente decorrem nas páginas, por exemplo, é o duelo entre Alvo e Aberforth Dumbledore contra Gerardo Grindelwald, que é mencionado durante Relíquias da Morte.

No último capítulo da série, Aberforth conta brevemente o que aconteceu, deixando a história um tanto quanto vaga nesse ponto. Pensando nisso, a Broad Strokes Productions, um produtora com pouco mais de trinta anos de experiência, resolveu imaginar o que poderia ter se sucedido com mais detalhes nesse confronto que levou à morte da jovem Ariana Dumbledore. Assim surgiu, em 2013, The Greater Good (O Bem Maior). Confira-o abaixo, legendado em português:

O fan film, que demorou quase dois anos para ter seus efeitos visuais completados, é o primeiro da produtora que se passa no Mundo Bruxo, começando uma série chamada Harry Potter Untold Tales (Contos Não Contados de Harry Potter, em tradução livre). Conversando com o Always J.K. Rowling, o diretor e roteirista Justin Zagri disse como se interessou em fazer esse curta:

Eu decidi que conteúdo original, se for um curta, será muito caro para distribuir através de festivais de cinema e, eventualmente, ser colocado no YouTube, que nunca será assistido. Como um cineasta que quer ser notado, eu vi vários outros fazerem fan films de qualidade excepcional e ter uma carreira em cima deles, então esse foi o objetivo com O Bem Maior. Eu escolhi “Harry Potter” especificamente porque há muitas histórias e personagens nos livros que você não conseguiu ver nos filmes. Adorei a história de Dumbledore com seu irmão Aberforth, sua irmã Ariana e o fim de sua amizade com Grindelwald, então fiz O Bem Maior.

Apesar de ser baseado no cânone, ele foge um pouco quando mostra o duelo acontecendo em uma praia, já que, pelo que temos de informação, a briga aconteceu dentro da própria casa dos Dumbledore. Zagri explicou ao The R L Journal o motivo da troca:

Bem, honestamente, quando tive a ideia de filmar esta cena do livro, eu sabia que não podia fazer em uma casa bruxa ou em Godric’s Hollow. Fazer uma casa, uma casa bruxa, iria requerer um orçamento e recursos que não tínhamos e Godric’s Hollow tem um certo aspecto que não temos em Los Angeles. Também é um saco filmar em lugares públicos. Então eu queria usar um lugar mais isolado que fosse lindo. Um amigo meu tirou fotos como modelo em uma praia de Malibu, na Califórnia, chamada El Matador. Quando eu vi, eu sabia que era o que precisávamos.

Para os mais curiosos que gostam de saber sobre o “por trás das câmeras”, a produtora liberou também um vídeo em seu canal mostrando tudo, no entanto não há legendas até o momento.

Assim como outras produtoras independentes, a Broad Strokes Productions faz arrecadação de fundos para poder dar continuidade e finalizar seus projetos. Você pode ajudar com qualquer doação através deste link. Eles também contam com uma página no Facebook onde postam sobre os fan films do universo de “Harry Potter”.

Colaboração de Vinicius Ebenau

Sobre o autor

Nayara Sevciuc

Grifinória e Weasley até o fundo da alma, Nayara é arquiteta e ama ler, assistir séries e filmes, e nerdices em geral.