Animais Fantásticos

Animais Fantásticos e a Segunda Guerra Mundial

Escrito por Luiza Zanferdini

“Animais Fantásticos” teria alguma ligação com a Segunda Guerra Mundial? Dois assuntos que me interessam muito parece que finalmente se cruzaram. Venha divagar conosco sobre essa e outras questões parecidas que surgiram à respeito da série.

Todo mundo já viu pelo menos alguma teoria de que o personagem de Voldemort seria baseado em Hitler. O que faz muito sentido, já que o objetivo inicial do Lorde das Trevas era purificar a raça bruxa e acabar com o que ele considerava ser a escória da sociedade, os sangues-sujos (ou sangues ruins). Qualquer um que não fosse sangue puro era caçado e torturado pelo bruxo das trevas e seus seguidores. Já Hitler julgava que os “sangues puros” da sociedade eram aqueles da chamada raça ariana.

Mas esta não é a única semelhança entre Hitler e Voldemort, já que os dois compartilhavam um fato irônico sobre suas origens. Hitler era austríaco, e não alemão, mas defendia a Alemanha e a raça ariana como se isso fizesse parte de quem ele era. Voldemort era mestiço, filho de pai trouxa e mãe bruxa, mas defendia a pureza de sangue como se ele mesmo fizesse parte deste grupo.

No entanto, quando Voldemort começou a agir, a Segunda Guerra Mundial já havia terminado, e é compreensível que talvez ele tivesse de alguma forma se inspirado nela, mas essa guerra em si não influenciou diretamente os fatos ocorridos na época em que o Lorde das Trevas buscava poder no Mundo Bruxo.

É aí que chegamos em “Animais Fantásticos”. O primeiro filme da série se passa em 1926, e como já sabemos, a série terá cinco filmes. Em uma pequena entrevista à Variety no tapete vermelho de Animais Fantásticos e Onde Habitam, J.K. Rowling afirmou que o arco dos filmes vai se passar ao longo de 19 anos, então faça as contas! O último filme vai se passar em 1945, ano em que terminou a Segunda Guerra Mundial, o que nos leva a entender que pelo menos parte da história acontecerá durante a guerra, que começou em 1939.

Rowling poderia explorar isto nos filmes, pois a guerra envolveu, além de outros países, a Inglaterra e a Alemanha. O nome Grindelwald vem de uma vila da parte alemã da Suíça, então é possível que haja alguma ligação do vilão com a Alemanha. Talvez seja apenas viagem minha, mas duvido um pouco, já que a Rowling é cheia de batizar personagem com nomes que fazem referência a quem eles são (como Lupin, que significa lobo em latim, e Sirius, que é o nome da maior estrela da constelação Canis Major, se referindo a um cachorro grande).

A busca pelo “bem maior” de Grindelwald, e sua crença na supremacia dos bruxos sobre os trouxas, são alusões às ideias de Hitler, que acreditava na supremacia da raça ariana sobre o resto do mundo. Considero que aí há uma influência direta da Segunda Guerra Mundial no Mundo Bruxo. Será que os bruxos, de certa forma, participaram da Segunda Guerra Mundial? Será que a Segunda Guerra foi uma combinação entre a guerra trouxa e a guerra bruxa? J.K. Rowling teria muito espaço para envolver as duas histórias de uma forma interessante.

E, finalmente, o questionamento que me levou a fazer toda essa pesquisa: Jacob Kowalski era judeu? Não lembro onde vi isso ou por que pensei que ele fosse, só sei que, pesquisando, descobri que Kowalski é um sobrenome de origem polonesa. Antes da Segunda Guerra Mundial, a Polônia era uma das cidades que concentrava o maior número de judeus na Europa.

Se a família de Jacob ainda vivesse na Polônia e fossem de fato judeus, é possível acreditar que ele tentaria ajudá-los a fugir para a Inglaterra sãos e salvos. Ou então, talvez, a história explore o assunto de outra forma, colocando o personagem em sérios problemas. Sendo judeu, é mal visto por parte da sociedade trouxa mundial e, sendo trouxa, é mal visto pela sociedade bruxa americana. Neste caso, ele seria o maior deslocado da história, por não se encaixar nem ser bem aceito em nenhuma das sociedades.

Talvez as referências à Segunda Guerra tenham um impacto muito grande na história, ou então sejam apenas sobre Jacob encontrar seu lugar no mundo. A questão é que, muito provavelmente, “Animais Fantásticos” terá alguma coisa a ver com esta guerra. Mas reforço que essas são apenas as minhas suposições!

Se você é um estudante de história, que entende muito melhor do assunto do que eu, comente abaixo se eu deixei passar algum ponto importante sobre essa guerra que possa se encaixar na história! E se você não estuda história, deixe nos comentários sua opinião sobre esta teoria!

Sobre o autor

Luiza Zanferdini

Luiza se apaixonou por "Harry Potter" aos seis anos de idade e desde então a série vem guiando vários acontecimentos de sua vida. Hoje, ela se sente realizada por poder trabalhar com a escrita, e pretende evoluir cada vez mais nesta área.