Sem categoria

Primeiras imagens da edição ilustrada de Os Contos de Beedle, o Bardo são divulgadas

Na imagem, um homem loiro escreve num livro. Ele carrega uma mochila. À sua frente, um gnomo parece falar com ele.
Escrito por Renato Delgado

Em outubro, chega às prateleiras pela editora Bloomsbury uma nova edição do periférico de “Harry Potter” também escrito por J.K. Rowling, Os Contos de Beedle, o Bardo. Dessa vez, trata-se de uma versão ilustrada pelo artista sul-africano Chris Riddell. Hoje, a editora publicou em seu Twitter diversas imagens do livro para que os fãs tivessem uma ideia de como ele será.

O livro, como vocês devem se lembrar, é composto de 5 contos bastante tradicionais para o público bruxo do Reino Unido. Além de “O Conto dos Três Irmãos”, importante para o último livro da série “Harry Potter”, a coletânea ainda inclui “O Bruxo e o Caldeirão Saltitante”, “A Fonte da Sorte”, “O Coração Peludo do Mago” e “Babbity, a Coelha e seu Toco Gargalhante”.

Na primeira imagem, possivelmente de “O Conto dos Três Irmãos”, vemos Cadmo Peverell com a Pedra da Ressurreição em uma das mãos e sua esposa, que havia sido recentemente reanimada.

Na ilustração, vemos duas pessoas. Uma mulher, ao lado esquerdo, e um homem, do lado direito. No lado direito, perto do homem, uma mão esquelética parece se aproximar do homem. Neste desenho, a mulher tem olhos muito azuis e parece estar assustada. Ela é loira e tem cabelos longuíssimos, usa um vestido verde com estampa de algum tipo de flor. Ela está sentada no que parece ser uma cama. O homem parece estar olhando para frente (na direção de quem está vendo a imagem). Ele segura uma pedra que parece lembrar um crânio, ou é a luz que está fazendo isso parecer. Ele usa uma camisola enorme, é ruivo, também está assustado e está ajoelhado em frente à cama. Mais à frente, vemos um cálice dourado com um líquido escuro.

Na ilustração seguinte, do conto “O Bruxo e o Caldeirão Saltitante”, vemos o caldeirão dourado protagonista da história. Perceba que ele está cheio de verrugas e com um pé.

Na ilustração, vemos a casa de um bruxo, com diversas dicas sobre isso: uma concha levita próxima a um caldeirão, um bule de leite parece servir leite em uma tigela, que também está levitando. Na cena, vemos um homem observando assustado um caldeirão dourado repleto de bolinhas com verrugas e pulando com um pé da mesma cor do caldeirão.

Na próxima imagem, do conto “A Fonte da Sorte”, podemos ver as três bruxas e o cavaleiro possivelmente no começo da jornada para encontrar a fonte da história.

Na ilustração, vemos quatro pessoas. Três mulheres à frente e um homem atrás. As três mulheres são bastante diferentes entre si. Da direita para a esquerda, vemos uma de pele acobreada, com cabelos escuros em tranças. Suas roupas são bastante coloridas, de cores amarela, vermelha e verde. Ela usa uma varinha longa. Ao seu lado, uma mulher de pele alvíssima, carrega uma mochila. Suas roupas são mais discretas que a mulher de pele acobreada. É azul e usa uma calça (ou saia) preta. Ao seu lado, uma mulher de pele escura segura uma varinha longa com a mão direita e uma bengala com a mão esquerda.Ela usa uma roupa de cor-de-rosa e usa um turbante da mesma cor. Atrás delas, vemos um cavaleiro em tons azulados. Ele olha para as mulheres desconfiado e assustado. Ele está montado num cavalo de cor marrom. Na paisagem, vemos uma multidão agrupada em tons azulados e um castelo mais ao fundo. Ao redor deles, uma plantação verde rica.

Na quarta imagem, vemos uma cena final do conto “O Coração Peludo do Mago”. Nela, temos a donzela morta numa poça de sangue. O mago segura o coração da moça, de um lado, e tenta alcançar o seu, peludo, do outro.

Na imagem, vemos duas pessoas. A primeira, uma mulher, está de olhos fechados. Ela é bonita, tem um cabelo loiro grande e volumoso, está usando um vestido vermelho enorme. Ela está deitada em cima de uma poça de sangue e segurava uma varinha na mão direita. A segunda pessoa, um homem, está por cima dela. Seus olhos estão arregalados e ele segura um coração vermelho reluzente numa das mãos e tenta alcançar o que parece ser uma bola peluda com a outra mão. Sua vairnha está no chão, próxima à sua mão esquerda. Ele usa uma roupa completamente preta, tem cabelo preto com branco dos lados.

Por fim, a imagem do conto “Babbity, a Coelha e seu Toco Gargalhante”. A bruxa Babbity observa com desdém a apresentação falsa do rei na parte esquerda da imagem. À direita, o cachorro que o rei está tentando reanimar, sem sucesso.

A imagem é dividida em duas partes. Na imagem do lado esquerdo, vemos uma plateia observando algo. Uma mulher está em evidência. Ela usa um turbante grande, composto de dois tecidos diferentes. Um estampado e outro mais aveludado com alguns acessórios por cima. Ela olha com desdém. Outras pessoas que compõem a plateia estão assustadas ou surpresas. Ao fundo, um castelo e montanhas. Do lado direito, vemos uma pessoa com vestimenta nobre segurando um cachorro escuro morto.

Também foram divulgadas duas ilustrações adicionais. A partir da primeira, de uma página dos comentários de Alvo Dumbledore sobre “O Bruxo e o Caldeirão Saltitante”, podemos perceber que essa sessão também foi devidamente ilustrada no livro:

Página da edição ilustrada de Os Contos de Beedle, o bardo. Trata-se dos comentários de Alvo Dumbledore sobre o conto "O Bruxo e o Caldeirão Saltitante". Na página, que não é colorida, vemos o retrato de um homem, de barba longa e aparentando idade média ou avançada. Na parte de baixo, três desenhos do caldeirão simulando seus pulos (cada desenho mostra o caldeirão num lugar diferente do ar).

Na segunda imagem adicional, vemos o que parece ser um retrato do próprio Beedle, o Bardo, cercado de pequenas criaturas que se assemelham a gnomos:

Na imagem, um homem loiro, de olhos azuis, escreve em um livro. Ele olha para pequenas criaturas esverdeadas que parecem gnomos. Ele está sentado em um montinho, há outra criatura em outro montinho olhando e aparentemente falando com ele. O homem está usando uma roupa azul estampada com capuz, uma calça rosa e botas amarelas. Ele carrega uma bolsa com o que parece ser um saco de dormir.

O livro será lançado no dia 2 de outubro de 2018. Ainda não há informações sobre uma edição brasileira pela editora Rocco.

Sobre o autor

Renato Delgado

Corvinal de coração, Renato se envolve com sites de "Harry Potter" há mais de dez anos e ainda não se cansou deles! Formado em Letras e quase mestre em Linguística, trabalha com revisão de textos e tradução de filmes e séries de televisão.