Segundo o The Hollywood Reporter, a decisão de demitir Johnny Depp do papel de Gerardo Grindelwald na série “Animais Fantásticos”, como foi anunciado na última sexta-feira (6), foi feita por Toby Emmerich, presidente da Warner Bros. Pictures, na última quarta-feira (4). A equipe de Animais Fantásticos 3 foi avisada da saída do ator, de surpresa, no dia seguinte.
Fontes próximas reportaram que a Warner Bros. esperou pelo resultado do processo de Johnny Depp contra a editora News Group Newspapers, dona do tabloide britânico The Sun, que havia o chamado de “agressor de esposa” em uma matéria de 2018 devido as acusações de violência doméstica pela ex-esposa de Depp, a atriz Amber Heard. Quando o juiz responsável pelo caso aceitou o depoimento de Heard, que foi detalhado e retratou Depp como um agressor, a decisão de Emmerich foi tomada em pouco tempo.
Apesar de Depp ter filmado apenas uma cena desde que as gravações de Animais Fantásticos 3 se iniciaram em 20 de setembro, ele receberá o seu salário integral. Mesmo tendo recebido alterações com cada filme, seu contrato, além de conter um comprometimento chamado pay-or-play, bem comum entre estrelas do alto escalão, que obriga a Warner Bros. a compensá-lo mesmo que o filme não tivesse sido feito ou seu papel fosse reescalado, não contém uma cláusula moral, provisão que permite ao empregador rescindir por justa causa um contrato firmado caso a pessoa contratada siga um comportamento fora de determinado padrão em sua vida privada.
Tecnicamente, não foi a Warner Bros. Pictures que demitiu Depp, mas ele que pediu sua rescisão. Não se sabe que recurso a Warner Bros. teria se ele se recusasse a deixar o filme.
Embora, em Animais Fantásticos 3, de acordo com o The Hollywood Reporter, Depp, Jude Law (Alvo Dumbledore) e Eddie Redmayne (Newt Scamander) tenham o mesmo tempo de tela, Depp é o ator mais bem pago entre o trio, com um salário na casa dos oito dígitos.
A decisão da saída de Johnny Depp de “Animais Fantásticos” teve o apoio de J.K. Rowling, que serve como roteirista e produtora da série de filmes. Há três anos, Rowling havia apoiado sua escalação na série, apesar das acusações de violência doméstica contra Depp já existentes na época.
Em seus últimos posts no Twitter, envolvendo o lançamento de seu novo livro, O Ickabog, Rowling vem recebendo uma enxurrada de críticas sobre a saída de Depp. Um abaixo-assinado pedindo a volta do ator à serie, inclusive, já recebeu mais de 130 mil assinaturas até o momento. No entanto, Rowling continua calada publicamente sobre o assunto. Quando ela se pronunciou sobre Depp pela última vez, foi preciso mais de um ano de espera.
Com o anúncio da saída de Depp, também foi anunciado que a estreia de Animais Fantásticos 3, marcada para 12 de novembro de 2021, seria adiada para o meio de 2022. Na segunda-feira (9), a Warner Bros. divulgou que o filme será lançado oficialmente em 15 de julho de 2022. Agora, somente resta saber quem será o novo Grindelwald.
Você está ansioso(a) para Animais Fantásticos 3? Vai largar a série com a saída de Johnny Depp, ou retornará a ela? Será que J.K. Rowling vai se pronunciar sobre ele, como fez anos atrás? Deixe nos comentários!