Resenhas

Secret History of the Wizarding Phenomenon, de Patricio Tarantino – Resenha

Foto do livro, com uma ilustração de Hogwarts e o nome. O fundo é estilizado com efeitos mágicos.
Escrito por Igor Moretto

Um mar de milhões e milhões de fãs, em 2003, esperava pela publicação de Harry Potter e a Ordem da Fênix com uma fanfic numa janela e um fansite na outra. Em 2007, o MSN e os fóruns bombavam com as teorias que especulavam sobre o que eram as tais deathly hallows. Em 2011, chorávamos com os discursos de Daniel Radcliffe, Emma Watson, Rupert Grint e J.K. Rowling na première de Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 2.

É sobre os detalhes do maior fenômeno da literatura infanto-juvenil de todos os tempos que Patricio Tarantino, que tem mais de 700 edições de “Harry Potter” e outros livros de Rowling em sua coleção, decidiu escrever em Secret History of the Wizarding Phenomenon (História Secreta do Fenômeno Bruxo, em tradução livre).

“Estou no fandom de ‘Harry Potter’ desde 2000, quando criei um fansite, então acumulei muita informação no decorrer dos anos,” o autor nos disse quando perguntado sobre como decidiu escrever o livro. “Depois de tantos anos cobrindo notícias, eventos e conversando com pessoas que trabalharam nos livros e filmes, pensei ser uma boa ideia compartilhar tudo que eu descobri com outros fãs”.

Ilustração da silhueta de Hogwarts formada por objetos relacionados ao fenômeno e produtos do mundo bruxo.

Ilustração que aparece na capa do livro, feita por Débora Olivaes.

Os capítulos iniciais do livro são uma breve biografia daquela que é responsável pela criação desse fenômeno, Joanne Rowling. Lemos a história de como os seus pais se conheceram em uma estação de trem, passamos por sua infância cheia de referências ao que se tornaria o mundo bruxo, e, no melhor estilo “rowlinesco”, fechamos o ciclo de volta a um trem, onde a autora teve seu mais precioso insight.

O foco inicial na autora, que hoje em dia levanta sobrancelhas, não é por simples cronologia: Tarantino é o responsável pelo site The Rowling Library, que cobre notícias e produz artigos sobre as obras de J.K. Rowling, além de uma revista digital sobre tudo relacionado à autora. O fansite já teve notícias exclusivas e até foi usado como fonte na grande mídia! O livro é publicado através do selo TRL Books.

Eu pensei que já sabia o suficiente para escrever um livro, mas estava enganado. Descobri muitas coisas novas enquanto fazia a pesquisa.

O livro também traz algumas informações nunca antes reveladas aos fãs, como por exemplo a confirmação de que J.K. Rowling escreveu a cena entre Harry e o retrato de Dumbledore no roteiro da peça Harry Potter e a Criança Amaldiçoada. Temos informações direto de pessoas como Bryony Evens, responsável por descobrir o manuscrito de Rowling e apresentá-lo entusiasticamente a Christopher Little, que se tornaria, então, agente representante da autora.

Foto de Patricio Tarantino, homem branco e de barba e cabelos morenos.Sobre a pesquisa necessária para o livro, Patricio diz que foi “muito variada, desde ler entrevistas em jornais, assistir programas antigos de rádio e TV, contatar pessoas e viajar para o Reino Unido.” Ele ainda afirma que “alguns fatos foram muito difíceis de conseguir, mas estou feliz com o resultado.” Ele até tentou entrevistar a autora J.K. Rowling, mas segundo ele, seu pedido foi negado.

Secret History of the Wizarding Phenomenon é uma viagem de volta aos anos de publicação dos livros de “Harry Potter”, com lançamentos à meia-noite, spoilers por todo canto, perigo de vazamentos e discussões acaloradas na internet. É um retorno às sensações de receber um novo trailer, uma nova imagem, ou qualquer informação sobre os filmes. E também é um manifesto sobre a importância da saga que amamos e que, assim como Hogwarts, sempre estará ali nos recebendo como nosso lar.

Compre na Amazon!

Sobre o autor

Igor Moretto

Igor já trabalhou como tradutor de conteúdo em diversos sites. Hoje, formado em Produção Audiovisual, procura alimentar o Animagos com novidades e é responsável pelo Podcast Animagos.