Criança Amaldiçoada

Noma Dumezweni fala sobre racismo e Hermione

Escrito por Bruno Alves

A atriz Noma Dumezweni, que interpreta Hermione Granger-Weasley nas duas partes da peça Harry Potter and the Cursed Child, comentou em entrevista ao The Sunday Times sobre o preconceito que vem encontrando nas redes sociais e sobre sua personagem.

Meu nome vem sendo marcado em coisas que não são boas. É ignorância. Isso me deixa louca. É uma limitação. Porque é só uma forma diferente. Gente, eu não sou idiota, é uma grande história. Sou uma mulher negra para quem foi dada uma personagem chamada Hermione para interpretar no palco. Mas na verdade, nós todos crescemos com os livros, e com Emma Watson sendo sua interprete nos filmes. A imagem é muito forte.

Noma vem sofrendo com comentários ofensivos desde o dia em que foi escalada para a peça. Os fãs, seus colegas de trabalho, o ator Michael Gambon e até a própria J.K.Rowling já saíram em defesa da atriz e contra os atos racistas. A autora disse:

Com minha experiência nas mídias sociais, imaginei que os idiotas iam ser idiotas. Mas o que posso fazer? O mundo é assim. Noma foi escolhida porque é a melhor atriz para o trabalho.

A estreia oficial de Harry Potter and the Cursed Child acontece em 30 de julho em Londres. O livro contendo o roteiro da peça chega nas livrarias no dia 31. A versão nacional será lançada pela editora Rocco e chega em outubro. Se você quer comprar o livro em inglês, que está em pré-venda em diversas lojas do Brasil, clique aqui. E se você não quer esperar, leia os spoilers da peça aqui ou escute nosso podcast!

Sobre o autor

Bruno Alves

Apaixonado por "Harry Potter" e cultura pop em geral, Bruno é estudante de Publicidade e Propaganda. Tentando se encontrar no meio da comunicação social, ele usa seu tempo escrevendo histórias, assistindo filmes, tomando café e falando do Mundo Bruxo.

  • Gustavo Borella

    Achei a Noma uma ótima escolha para interpretar a personagem, claro que houve um choque inicial, por que estávamos acostumados com a Emma.

  • João Henrique

    vao tomar no cu cada um tem sua opiniao, então se um viado vir até mim e pedir minha bunda,se eu nao der eu sou homofobico?, vao se fuder esquerdistas

  • Achei ótima a resposta da Noma. Ela, ao contrário da tia Jo, foi bem direta e fugiu do “mimimi” sobre racistas. Ao mesmo tempo em que ela diz que foi dado um papel para ela, que não depende da etnia da personagem – que supostamente não foi dita nos livros, mas deixado que se acreditasse o contrário – , ela defende quem não aceitou muito bem a escolha. Ela sabe que a IMAGEM da Emma Watson como a Hermione Granger é MUITO FORTE. Ela tem noção de que todos estavam acostumados à imagem da HERMIONE WATSON, e ela deixou claro com essa afirmação que entende que nem todo mundo que reclama está fazendo por racismo.

    Obrigado, Noma. Você realmente é uma ÓTIMA Hermione, na peça e fora dela.