Cormoran Strike J.K. Rowling

J.K. Rowling é aclamada pela crítica com Career of Evil

Escrito por Igor Moretto

J.K. Rowling lançou em 2013, sob o pseudônimo Robert Galbraith, o primeiro de uma série de livros de crime lançado no Brasil pela Rocco como O Chamado do Cuco. Amanhã, o terceiro livro será publicado e a crítica aclamou a autora por mais esse episódio. Veja aqui trechos de críticas e o que os leitores têm a dizer sobre a terceira aventura de Cormoran Strike.

Comparada a gênios da literatura criminal como Margery Allingham e Dorothy L Sayers, J.K. Rowling (ou Robert Galbraith) fez sucesso entre os críticos que tiveram a oportunidade de ler Career of Evil, o terceiro livro da série de investigações de Cormoran Strike, antes do lançamento. O terceiro livro foi unanimemente percebido como melhor que o segundo, O Bicho-da-Seda, que tinha sido considerado menos plausível que O Chamado de Cuco. Career of Evil, também, levou pontos (e estrelas) por revelar mais informações sobre o passado dos personagens principais, que foram deixados um pouco de lado na última aventura. Veja abaixo trechos das críticas.

Jake Kerridge, para o The Telegraph, escreveu:

Career of Evil, o terceiro da série, se anuncia imediatamente como algo diferente. O título e os nomes de capítulos são pedaços de letras da banda americana Blue Öyster Cult, um sinal de que o livro pretende nos levar a lugares obscuros que outros autores não levariam. A narrativa envolve pedofilia, assassinatos em série e Apotemnofilia – a doença mental que faz com que quem sofre com ela queira amputar seus membros mesmo que saudáveis. (…) É muito legal como sempre, mas a narrativa mais realista de Galbraith é, até agora, perversamente, a menos convincente.

O Independent teve uma opinião mais positiva e chamou Rowling de “a nova rainha do crime”. Veja um trecho da crítica de Barry Forshaw:

Escrito sem adornos e numa prosa não-literária, Career of Evil confirma que a iniciativa pós-Potter de Rowling está provando ser bem vinda. Strike e Robin são personagens multi-dimensionais (ela está presa num relacionamento moribundo), e não existe nenhuma dúvida da pura satisfação com que a autora aborda o gênero. (…) Vamos esperar que Cormoran Strike esteja aqui para ficar.

Rowling já disse em entrevistas que pretende fazer 10 livros de Cormoran Strike, e que não se surpreenderia se escrevesse mais que isso.

Na opinião do Chicago Tribune, Career of Evil é o melhor dos três. Veja o que Lloyd Sachs teve a dizer:

O segundo livro de Galbraith, “O Bicho-da-Seda”, foi um passo adiante impressionante, um punhado de tom e temperamento. E agora, com esse romance enormemente divertido fazendo parte da história do perneta e acima do peso detetive Cormoran Strike e sua assistente e amor não dito Robin Ellacott, essa contadora de histórias tomou total controle da nova área. (…) Esse livro não podia ter sido escrito por ninguém além de J.K. Rowling.

Estamos presenciando a mulher que nos ajudou a crescer virando um nome renomado em um gênero no qual jamais esperávamos que ela fosse escrever. Vocês estão ansiosos para ler? O que acharam dos anteriores? Deixem seus comentários!

O livro está disponível para pré-venda na Amazon por R$ 101,08, o preço mais baixo da internet. Para comprar clique aqui.

Sobre o autor

Igor Moretto

Igor já trabalhou como tradutor de conteúdo em diversos sites. Hoje, formado em Produção Audiovisual, procura alimentar o Animagos com novidades e é responsável pelo Podcast Animagos.