No dia 24 de novembro, a autora J.K. Rowling fez uma alteração no seu perfil do Twitter: mudou a imagem que aparece na capa. Segundo a autora, a capa de seu Twitter é sempre uma alusão ao que ela está escrevendo naquele momento. Mas o que a nova capa mostra?
Acima você vê a capa. Ela mostra três cartas do baralho de tarô de Aleister Crowley, famoso ocultista da primeira metade do século passado. A primeira carta é a Ás de Espadas, a segunda é a do décimo terceiro Arcano Maior, a Morte; e a terceira é a Dois de Copas.
O Tarô de Thoth
“O tarô poderia ser descrito como o Livro Ilustrado de Deus, ou comparado a uma partida celestial de xadrez, os Triunfos sendo as peças, mexidas de acordo com as suas próprias ordens sobre um tabuleiro xadrez dos quatro elementos.”
A frase acima é da ilustradora do Tarô de Thoth, Lady Frieda Harris, que ajudou Crowley na concepção do baralho. A ideia inicial dos dois era corrigir e atualizar o tarô clássico medieval e dar a ele um aspecto mais esotérico. Foram incorporadas as descobertas recentes da ciência da época, matemática, filosofia e antropologia.
Lendo as cartas
Existe uma forma específica de se ler o Tarô de Thoth que inclui 15 cartas, mas também é possível interpretar as três cartas principais separadamente. Ou Rowling utilizou o tarô de Crowley apenas ilustrativamente, ou ela considerou apenas as cartas principais. De qualquer modo, veja abaixo como se lê a sequência.
A carta do meio é a carta 1, e ela representa o consultante e a natureza do problema e influências principais. É um Arcano Maior, que indica o momento da vida que se está passando e seus obstáculos a serem vencidos.
A carta da esquerda é a carta 2, e a da direita é a carta 3. Essas cartas, junto com a carta 1, são as cartas chave que descrevem a natureza da situação e a personalidade do consultante.
A carta 1 é a Morte. Ela simboliza, de forma geral, a mudança, o renascimento, o recomeço e o desprendimento de padrões na vida que fazem mal. Significa confrontar-se através de uma reflexão, para identificar o que não te serve mais na vida e dar lugar ao novo. É uma carta que pede mudança, para que não se fique preso em maus hábitos e dá a motivação para se tornar alguém melhor.
A carta 2 é o Ás de Espadas. Por definição, todos o Ás no tarô trazem uma energia de início, um novo começo. Por ser de espadas, representa a intelectualidade, a sede de conhecimento, a razão e o esclarecimento. Ela encoraja a compreensão e a tomada de decisão racional, inteligente e com clareza. No aspecto do plano de consciência, significa um passo decisivo para o autoconhecimento e o esclarecimento de mal-entendidos amorosos.
A carta 3 é o Dois de Copas, e ela é a celebração do amor. Fala do encontro da “cara metade”, de alguém que está sintonizado na mesma frequência, de reconciliação e encontros prazerosos. A junção das duas almas que existem dentro de si. É uma carta que encoraja a ligação para com os outros de forma afetuosa, seja numa relação amorosa ou numa grande amizade.
Conclusão
A interpretação das cartas é um processo complexo, e é sempre importante conhecer o consultante e suas perguntas. Como a imagem nos foi apresentada sem muito contexto, a gente só pode especular sobre quem elas falam e sobre o quê.
É curioso que haja duas cartas de recomeço. A primeira, a Morte, seria o recomeço mais pessoal/espiritual; e a segunda, o Ás de Espadas, do início de uma nova jornada, no geral. Alvo Dumbledore está passando por esse momento em Animais Fantásticos. Ele precisa se desvencilhar de sua antiga paixão para conseguir recomeçar. A Robin, em Cormoran Strike, também está num momento de rompimento e recomeço.
Você tem algum palpite sobre quem e o quê as cartas falam? Deixe o seu comentário!
Este artigo foi escrito com a ajuda de Laryssa Machado.