J.K. Rowling

J.K. Rowling anuncia novo livro infantil, que será disponibilizado de graça

Escrito por Renato Delgado

A autora J.K. Rowling anunciou hoje em seu Twitter que publicará digitalmente, de graça, todos os capítulos de seu novo livro infantil, The Ickabog, como forma de ajudar as crianças que se encontram em isolamento rígido e precisam de uma distração.

Esse livro é conhecido pelos fãs de “Harry Potter” há bastante tempo, desde que Rowling comentou sobre ele em 2009, no documentário A Year in the Life, que conta um ano da trajetória da autora enquanto escrevia o último livro da série (2006 e 2007).

Ela voltou a comentar sobre ele em 2016, no Twitter, quando falou que não gostava do livro o suficiente para publicá-lo e em 2017, quando revelou que se fantasiou com um vestido com vários trechos dele em uma festa de Halloween (ela precisava se vestir de seu pior pesadelo e o dela seria “o manuscrito perdido”).

Imagem com o logo de The Ickabog em fundo de papel e manchas de tinta. O logo é criado com uma fonte de se assemelha a algo criado com uma caneta de tinteiro, mas não muito rebuscado, mais infoantil. Acima, o nome da autora, J.K. Rowling.

Rowling explica em seu site oficial que teve a ideia para o livro enquanto escrevia “Harry Potter” e tinha a intenção de publicá-lo logo após o sétimo livro da saga, mas acabou dando uma pausa nas publicações, que durou cinco anos, e decidiu que queria se afastar de livros infantis por um tempo. Ela conta:

O primeiro rascunho de The Ickabog tinha ido para o sótão, onde permaneceu por quase uma década. Com o passar do tempo, pensei nele como uma história que pertencia aos meus dois filhos mais novos, porque eu lia para eles à noite quando eles eram pequenos, o que sempre foi uma lembrança familiar feliz.

Há algumas semanas, no jantar, timidamente pensei na ideia de tirar The Ickabog do sótão e publicá-lo de graça, para as crianças que estão em isolamento rígido. Meus então adolescentes ficaram entusiasmados com a ideia, então descemos a caixa bastante empoeirada, e, pelas últimas semanas, fiquei imersa num mundo fictício no qual pensei que nunca mais entraria. Enquanto finalizava o livro, comecei a ler capítulos à noite para a família novamente. Essa foi uma das experiências mais extraordinárias na minha vida de escritora, uma vez que os dois primeiros leitores de The Ickabog me contavam o que se lembravam de quando eram pequenos, e solicitavam que as partezinhas que eles haviam gostado fossem reintegradas ao livro (eu obedeci).

A autora disse que The Ickabog é uma história sobre verdade e abuso de poder e deixa bem claro que não é uma crítica a nada que está acontecendo no mundo agora, já que ele foi escrito há mais de uma década, mas lembra que os temas são atemporais e que podem ser aplicados a qualquer era ou a qualquer país.

Os 34 capítulos do livro serão publicados do dia 26 de maio ao dia 10 de julho no site do The Ickabog em dias úteis (segunda a sexta-feira). A autora afirma que planeja publicar traduções em breve. A editora Rocco, responsável pela série “Harry Potter” e pelos livros de Robert Galbraith no Brasil, afirmou que trará essa novidade para o Brasil, mas ainda não ficou claro se fará parte da ação gratuita, traduzindo os capítulos oficialmente, ou apenas se comprometeram com a publicação impressa do livro.

Rowling também anunciou que as crianças serão encorajadas a ilustrar o livro com uma competição. Leia abaixo:

Após a decisão de publicá-lo, pensei como seria maravilhoso que crianças em isolamento ou que simplesmente precisem de distração durante este tempo estranho e difícil pelo qual estamos passando, ilustrassem a história para mim. Ofereceremos sugestões sobre as ilustrações que podemos precisar para cada capítulo no site de The Ickabog, mas não se sintam limitados a essas ideias. Quero ver as imaginações correrem soltas! Criatividade, originalidade e esforço são as coisas mais importantes: não estamos necessariamente procurando a maior habilidade técnica!

Por enquanto, a competição está aberta apenas para o Reino Unido, Irlanda, Austrália, Nova Zelândia, Índia, Estados Unidos e Canadá, mas deverá ser aberta para outros países em breve.

Em novembro deste ano, o livro será publicado de forma impressa, digital e em audiolivro. De acordo com a autora, os melhores desenhos em cada território serão inclusos nos livros finalizados e cada editora terá autonomia para decidir quais imagens funcionam melhor em suas edições, então não será a própria Rowling que escolherá esses desenhos, mas ela afirma que frequentemente comentará e compartilhará desenhos que estiverem marcados com a hashtag #TheIckabog.

Além de auxiliar as crianças que estão em isolamento rígido devido ao Covid-19, Rowling reverterá todos os royalties que ela receberia por The Ickabog, quando publicado, para os grupos que sofreram maiores impactos com a pandemia.

Os dois primeiros capítulos do livro já estão disponíveis no site oficial de The Ickabog.

Sobre o autor

Renato Delgado

Corvinal de coração, Renato se envolve com sites de "Harry Potter" há mais de dez anos e ainda não se cansou deles! Formado em Letras e quase mestre em Linguística, trabalha com revisão de textos e tradução de filmes e séries de televisão.