O Ickabog

The Ickabog ganha capas americana e britânica e data de lançamento

Foto do livro físico em frente a um fundo verde. A capa está descrita na notícia.
Escrito por Renato Delgado

A capa do mais novo livro de J.K. Rowling, The Ickabog, foi publicada hoje pela Scholastic e Little, Brown Book Group, editoras que lançarão os livros nos Estados Unidos e Reino Unido, respectivamente. Além das capas, finalmente descobrimos quando livro será lançado em mídias física e digital.

O livro foi disponibilizado na internet ao longo de três semanas como forma de entreter crianças que estão isoladas em casa devido ao distanciamento social provocado pela pandemia do Covid-19.

Além da forma incomum de disponibilizar o livro (que já não está mais disponível para leitura em inglês, mas pode ser lida em português ainda com a tradução de Ryta Vinagre), as crianças foram encorajadas a ilustrar passagens que julgaram interessantes do livro para possivelmente compor a edição impressa do seu país.

O Ickabog será lançado no Reino Unido pela editora Little, Brown Book Group no dia 10 de novembro de 2020 e terá todo o lucro que seria destinado a J.K. Rowling revertido para ações de combate às consequências da pandemia para pessoas marginalizadas que necessitam de assistência através do fundo de caridade Volant.

Abaixo, veja a capa e logo em seguida a sinopse oficial:

Capa do livro. Ela é uma ilustração que imita capas de livros antigos, bordada em losangos. Nos losangos, há diversas ilustrações: uma torta, um cálice, uma fechadura com um olho espiando do outro lado, uma bolsinha de moedas, um jarro de vinho, uma tocha, um machado, um peixe, e uma espada. No centro, o nome "The Ickabog", e embaixo dele duas agulhas com linhas. A capa é azul, com o título em dourado.

O reino de Cornucópia já foi o mais feliz do mundo. Tinha muito ouro, um rei com o melhor bigode que você poderia imaginar, e açougueiros, padeiros e queijeiros cujos alimentos requintados faziam uma pessoa dançar com prazer quando comiam.

Tudo era perfeito – exceto pelas enevoadas Terras dos Brejos ao norte que, segundo a lenda, abrigavam o monstruoso Ickabog. Qualquer pessoa sensata sabia que o Ickabog era apenas um mito criado para fazer as crianças se comportarem. Mas o engraçado sobre mitos é que às vezes eles assumem uma vida própria.

Um mito poderia destituir um rei amado? Um mito poderia destruir um país outrora feliz? Um mito seria capaz de empurrar duas crianças corajosas para uma aventura que eles não pediram e nunca esperaram?

Pouco diferente da versão britânica, a capa americana dá mais destaque ao nome da autora. Veja a capa e leia a sinopse abaixo:

Capa com a mesma arte da capa britânica, mas com o nome de J.K. Rowling bem grande no topo.

Era uma vez, um pequeno reino chamado Cornucópia, tão rico em felicidade quanto em ouro, e famoso por sua comida. Desde os delicados cream cheeses de Curdesburgo até os doces Esperanças-do-Paraíso de Profiterólia, cada um era tão delicioso que as pessoas choravam de alegria enquanto comia.

Mas mesmo nesse reino feliz, um monstro espreita. A lenda fala de uma criatura temível que vive ao norte nas Terras dos Brejos… o Ickabog. Alguns dizem que ele respira fogo, cospe veneno, e ruge através da névoa enquanto ele carrega ovelhas e crianças rebeldes. Alguns dizem que é apenas um mito…

E quando esse mito assume vida própria, lançando uma sombra sobre o reino, duas crianças – os melhores amigos Bert e Daisy – embarcam em uma grande aventura para descobrir a verdade e saber onde está o verdadeiro monstro, trazendo esperança e felicidade a Cornucópia mais uma vez.

Com ilustrações coloridas de crianças de todos os Estados Unidos e Canadá, esse conto de fadas original de uma das contadoras de histórias mais famosos do mundo cativará leitores de todas as idades.

Por enquanto, a editora Rocco não se pronunciou quanto à data de lançamento da versão brasileira, mas imaginamos que, pela tradução já estar finalizada, ela deva chegar na mesma época que as versões em língua inglesa. O concurso de ilustrações entre as crianças brasileiras ainda está acontecendo! Se você tiver interesse, participe!

Sobre o autor

Renato Delgado

Corvinal de coração, Renato se envolve com sites de "Harry Potter" há mais de dez anos e ainda não se cansou deles! Formado em Letras e quase mestre em Linguística, trabalha com revisão de textos e tradução de filmes e séries de televisão.