O Ickabog

J.K. Rowling agradece pela grande venda de O Ickabog

Foto de J.K. Rowling ao lado de um print do texto de agradecimento dela no site do livro.
Escrito por Igor Moretto

J.K. Rowling fez um agradecimento extenso às pessoas que compraram a edição física de O Ickabog no site do livro, já que todos os royalties da autora foram destinados à luta contra a COVID-19. Segundo ela, o número de vendas era a última coisa na qual ela pensava. Veja o agradecimento traduzido abaixo!

Quando eu decidi lançar os capítulos de O Ickabog de graça no primeiro lockdown do ano passado, a reação foi fenomenal, e me lembrou do quanto gosto de escrever para crianças. Desde o engajamento dos leitores até a avalanche de desenhos das crianças enviados para a competição de ilustrações, compartilhar O Ickabog foi uma experiência maravilhosa durante um período muito sombrio.

Não fazia ideia do que esperar em termos de vendas do livro, porque muitas pessoas já tinham lido a história de graça. É claro que quis que fosse possível vender algumas cópias, porque todos os meus royalties seriam doados para minha instituição de caridade, a Volant, que então redistribuiria o dinheiro para caridades que apoiam grupos particularmente afetados pela pandemia, mas na realidade, o número de vendas era a última coisa na qual eu pensava. O Ickabog tinha sido um projeto tão especial que eu achei que já tinha feito meu trabalho, mesmo que o livro físico não vendesse bem.

Para minha surpresa absoluta, vocês compraram o livro em números tão grandes que milhões de libras foram enviadas para caridades, e ajudaram a mitigar os efeitos do coronavírus, ajudando algumas pessoas muito vulneráveis que foram impactadas severamente pela pandemia.

Eu já estava muito feliz de ter tirado O Ickabog do porão, mas a generosidade extraordinária de vocês transformou essa em uma das experiências mais significativas da minha carreira na escrita. Eu jamais poderia imaginar o que poderia dar deixar Daisy, Bert, Martha e Roderick terminarem suas aventuras, e quero agradecer a cada pessoa que comprou uma cópia da história deles. O crédito é de vocês por ajudar a mudar vidas, e sua bondade e generosidade jamais serão esquecidas por essa autora.

O livro e os royalties

O Ickabog foi lançado em inglês e traduzido em várias línguas de forma serializada na internet. Trata-se de um livro escrito por J.K. Rowling há mais de 10 anos que ela lia para seus filhos antes de dormir. No ano passado, em meio à pandemia, ela decidiu divulgar a história gratuitamente como forma de distração para as crianças que enfrentam isolamento social.

Todos os lucros provenientes dos direitos autorais são revertidos ao fundo filantrópico da autora The Volant Trust, criado em 2000 para auxiliar mulheres, crianças e jovens que estão em risco e enfrentando privação social.

Se você quiser comprar o livro e fazer parte dessa corrente solidária, acesse os links abaixo!

Sobre o autor

Igor Moretto

Igor já trabalhou como tradutor de conteúdo em diversos sites. Hoje, formado em Produção Audiovisual, procura alimentar o Animagos com novidades e é responsável pelo Podcast Animagos.