Animais Fantásticos

Onde está Tina Goldstein? – Opinião

Foto de Tina em frente a Hogwarts.
Escrito por Igor Moretto

Apesar de o nome de Katherine Waterston aparecer em todos os press releases oficiais de Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore, sua ausência foi muitíssimo notada nos pôsteres e trailers do filme. Por onde será que anda Tina Goldstein, então?

Vamos de vira-tempo: o terceiro capítulo da série “Animais Fantásticos” passou por muitos problemas na produção em decorrência das críticas e recepção negativas de Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald.

O início das gravações foi adiado diversas vezes, o antagonista principal foi reescalado, o roteiro teve que ser reescrito e, no meio disso tudo, Katherine Waterston estava grávida, um vírus se espalhou pelo mundo causando uma pandemia e J.K. Rowling se envolveu em incontáveis controvérsias no Twitter por causa de suas opiniões transfóbicas.

Mas vamos começar do começo…

O “fracasso” de Os Crimes de Grindelwald

Enquanto Os Cimes de Grindelwald era exibido nos cinemas em novembro de 2018, J.K. Rowling, roteirista dos filmes, revelou que a próxima história se passaria no Rio de Janeiro. O site Wizarding World confirmou que, sim, o Rio de Janeiro seria a ambientação do então sem nome terceiro capítulo de “Animais Fantásticos”.

No mesmo novembro de 2018, na première de Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald, Waterston revelou ao mundo sua gravidez e os fãs especularam sobre a viabilidade de sua participação nas gravações do terceiro filme, que estavam marcadas para o começo do ano seguinte. Porém, a preocupação não durou muito.

Os Crimes de Grindelwald teve uma bilheteria que não agradou a Warner Bros. Pictures e as críticas e a recepção do público não foram das melhores. Apesar de os preparativos para o terceiro filme terem começado imediatamente seguidos do final da pós-produção do segundo, no começo de 2019, a Warner Bros. Pictures anunciou que daria mais tempo para o diretor David Yates e sua equipe trabalharem na pré-produção de Os Segredos de Dumbledore. O CEO do estúdio à época, Kevin Tsujihara, disse:

O segundo filme não se saiu tão bem quanto o primeiro, mas acho que sabemos o que precisamos fazer para que o terceiro filme seja ainda melhor do que ele. E J.K. Rowling está realmente trabalhando duro agora nesse terceiro roteiro, e nós vamos fazer tudo certo.

Com isso, um triplex no Guarujá foi construído na cabeça dos fãs mais atentos. Como assim J.K. Rowling ainda está trabalhando no roteiro? Ele não deveria ter sido finalizado já no fim de 2018?

O roteiro abandonado e os adiamentos

A confirmação de que o roteiro do Rio de Janeiro estava sendo reescrito veio através do ator William Nadylam, intérprete do bruxo Yusuf Kama, em abril de 2019. Ele disse que “por causa dos espectadores que tiveram dificuldade de entender a segunda parte, J.K. Rowling está reescrevendo e simplificando o terceiro, que terá o início das filmagens em setembro.” E foi possivelmente nessa empreitada que o Brasil foi esquecido no churrasco, como pudemos perceber nos trailers e materiais promocionais do filme (mas mais sobre isso depois).

Ainda em abril de 2019, o presidente de distribuição mundial da Warner Bros. Pictures, Ron Sanders, anunciou uma nova data de estreia para o filme: 12 de novembro de 2021. Antes, a data de lançamento prevista era 20 de novembro de 2020. Além da nova data de estreia, Sanders falou que a produção começaria em março de 2020, diferente do que o ator de Yusuf Kama havia falado.

Em novembro de 2019, o Wizarding World continuava dizendo que o filme se passaria no Rio de Janeiro, o que nos indica que a equipe do site não estava à par das mudanças ou J.K. Rowling e Steve Kloves ainda não tinham entregado a nova versão do roteiro. Foi com esse mesmo anúncio que descobrimos que Kloves se tornaria corroterista.

Pandemia, transfobia e um vilão reescalado

As filmagens de Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore deveriam começar no dia 16 de março de 2020, mas, no dia 11 daquele mês, a Organização Mundial da Saúde anunciou a pandemia do Novo Coronavirus. Com isso, as filmagens foram adiadas novamente por tempo indeterminado. Os atores e a equipe ficaram esperando o OK das autoridades para poderem voltar a trabalhar, o que só foi acontecer em setembro daquele ano.

No meio de tudo isso, J.K. Rowling fez declarações transfóbicas no Twitter e escreveu um ensaio sobre como enxerga a discussão sobre gênero e sexualidade no que diz respeito às leis britânicas e escocesas de reconhecimento de identidade de gênero. Vários atores do filme, incluindo Eddie Redmayne (Newt), Dan Fogler (Jacob) e a própria Katherine Waterston se colocaram contrários à posição da autora em entrevistas e nas redes sociais.

Waterston compartilhou um texto no Instagram sobre o feminismo interseccional e, mais tarde, disse em uma entrevista que sentiu que precisava se posicionar por fazer parte de “Animais Fantásticos”. Redmayne falou, também em entrevista, que achava importante deixar claro que discorda de J.K. Rowling. Fogler foi mais discreto, comentando que não concorda com a autora em seu podcast. Além deles, que fazem parte do quarteto principal, outros atores da série também se opuseram à autora, como Jude Law.

Em novembro de 2020, a um ano da data de lançamento do filme, a Warner Bros. Pictures anunciou a saída de Johnny Depp do elenco e adiou mais uma vez a estreia. A partir de então, o filme seria lançado em 15 de julho de 2022. O anúncio afirmou que nenhuma cena precisaria ser refeita e que Depp não tinha filmado para o filme (apesar de Jude Law dizer que ele havia rodado uma cena sozinho). Mads Mikkelsen foi confirmado como substituto no mesmo mês.

Título e lançamento adiantado

Depois de dez meses sem notícias sobre o filme, a Warner Bros. Pictures anunciou que o terceiro filme seria intitulado Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore e que a data de lançamento seria adiantada para o dia 15 de abril de 2022, internacionalmente. Hoje sabemos que alguns países vão receber o filme mais cedo que isso, mas, no Brasil, o filme chega apenas um dia antes da data internacional, no dia 14.

Com essa notícia, a Warner Bros. também trouxe a sinopse do filme e destruiu os corações brasileiros. De acordo com as informações divulgadas pelo Wizarding World, o filme se passaria em Berlim, Butão e na China. Ué? E foi então que percebemos que, com a reescrita do roteiro e a ajuda de Steve Kloves, J.K. Rowling havia decidido mudar a ambientação do filme.

E cadê a Tina?

Voltemos a hoje. Os fãs dos filmes estão incomodados com a ausência de Tina Goldstein nos pôsteres dos personagens e nos trailers. O público japonês teve um vislumbre da personagem em uma foto na maleta de Newt, mas será que vai ser só isso? Não. Ouvimos pessoas que assistiram ao filme e que confirmaram que Tina Goldstein, interpretada por Katherine Waterston, está lá!

Porém, seu nome nos créditos não impede que alguns fãs da atriz especulem que sua ausência se dá por um hipotético boicote de J.K. Rowling, que, segundo eles, não teria gostado de sua oposição ideológica. Teve até site por aí colocando a hipótese em manchetes e gerando ainda mais fuzuê nas redes sociais. Mas será que isso faz sentido mesmo?

Com tudo o que descrevemos aqui no post, fica muito claro que houve MUITO tempo para reescalar a atriz se J.K. Rowling desejasse mesmo que ela fosse retirada da produção. É improvável que Rowling tenha preferido prejudicar a história de Porpentina, que é a futura esposa de Newt Scamander, protagonista da história, e com certeza muito importante para a conclusão dela, só por vingança.

Inicialmente, o filme seria filmado ao mesmo tempo que Waterston estaria extremamente grávida ou com um recém nascido para cuidar em licença maternidade. É provável que, desde então, o papel de Waterston tenha sido diminuído com isso em mente, e que, na reescrita do roteiro, Kloves e Rowling tenham optado por não reintroduzi-la à trama, por mais que isso não fosse mais um empecilho.

Outro motivo para sua ausência pode ser a pandemia. O filme foi rodado no momento mais complicado do Coronavirus no Reino Unido (durante a primeira e segunda ondas de casos e mortes que só não foram piores que a do começo de 2022, com a variante ômicron). Na época, não sabíamos direito como a COVID-19 afetava os recém-nascidos e bebês, e faria sentido que a atriz não quisesse se mudar para o Reino Unido com a criança naquele momento.

Nas redes sociais, alguns usam eventos pontuais em que a atriz participou para argumentar que o bebê e a gravidez não seriam empecilhos, como por exemplo suas atividades na SpareHand, ONG que ajuda comunidades e organizações a lidarem com os problemas relacionados à pandemia, e sua presença em festivais e eventos. Porém, a filmagem de um filme é muito diferente, já que demanda meses de realocação (principalmente para Waterston, que é residente dos Estados Unidos) e trâmites legais que foram muito afetados pela pandemia e também pelo Brexit, como a atriz Maria Fernanda Cândido revelou em entrevista à revista Veja:

Se a aprovação para o papel foi rápida, a viagem a Londres, onde o longa foi rodado, se revelou um desafio excruciante. Não bastasse a pandemia e as fronteiras fechadas, as ruas da França estavam tomadas por protestos e o Brexit dificultara o acesso à Inglaterra. Foram dez dias de burocracias. O oficial que analisou minha papelada perguntou: ‘O que você vai fazer nesse filme?’. Ainda sem ter muitos detalhes, respondi: ‘É um papel pequeno, mas bem interessante’.

E então?

No final das contas, não podemos afirmar nada com certeza. Avaliando o Instagram de Katherine Waterston, descobrimos que ela esteve no Reino Unido em dezembro de 2020, quando o filme estava sendo filmado. Ela postou uma foto de um presente e disse que estava em lockdowntier 4“, que é como os britânicos chamam os níveis de fechamento do comércio e limitações de circulação civil.

Nossa aposta é que seu papel foi prejudicado porque o filme seria originalmente filmado durante sua gravidez (ou muito perto do nascimento do seu bebê), mas é claro que isso é apenas mais uma especulação. E você, o que acha? Deixe seu comentário abaixo!

Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore chega aos cinemas brasileiros no dia 14 de abril, daqui um mês!

Sobre o autor

Igor Moretto

Igor já trabalhou como tradutor de conteúdo em diversos sites. Hoje, formado em Produção Audiovisual, procura alimentar o Animagos com novidades e é responsável pelo Podcast Animagos.