Hogwarts Legacy

Hogwarts Legacy apresenta a primeira personagem trans do mundo bruxo

A personagem Sirona Ryan no Três Vassouras em Hogwarts Legacy, olhando para o lado de fora do bar. Ela tem o cabelo amarrado e usa um colete marrom.
Escrito por Igor Moretto

Hogwarts Legacy, o novo jogo de RPG de mundo aberto ambientado no mundo de “Harry Potter”, já chegou às mãos de alguns produtores de conteúdo, e uma de suas missões iniciais revela que a dona do Três Vassouras, pub de Hogsmeade, é uma personagem trans!

Seu nome é Sirona Ryan, e ela aparece numa missão em que o personagem jogador está buscando informações sobre um duende chamado Lodgok. Ela, aparentemente, conhece o duende há muito tempo, e diz:

Fazia tempo que não o via, até que ele veio aqui há alguns meses. Mas ele me reconheceu instantaneamente. O que não foi o caso com alguns dos meus colegas de classe. Demorou um pouco para perceberem que eu era, na verdade, uma bruxa, e não um bruxo.

Sirona é a primeira personagem assumidamente trans do mundo bruxo, e chega junto com a decisão da desenvolvedora do jogo, Avalanche Software, de incluir a possibilidade de o jogador criar um personagem trans. Uma decisão tomada em resposta ao ensaio de J.K. Rowling sobre sexo e gênero, largamente considerado trasfóbico.

Os créditos do jogo não especificam quais atores fizeram quais personagens, porém há uma atriz trans no elenco de dublagem, a comediante Rebecca Root. Ela é conhecida pelo seu papel na sitcom britânica Boy Meets Girl, de 2015.

O nome da personagem

Quase todos os nomes no mundo bruxo têm algum significado. Às vezes é uma referência a alguma mitologia, como é o caso de Minerva McGonagall; outras vezes é uma palavra antiga, como no caso de Dumbledore, que significa “abelha”; e até palavras em outras línguas já foram usadas, como no caso de Dolores Umbridge, que tem a palavra “dor” como primeiro nome.

No caso de Sirona, a referência é à deusa celta da saúde, da cura e da fertilidade, adorada principalmente nas regiões da Galia (hoje França) e Alemanha. Ela era considerada a protetora das fontes e dos rios sagrados, e tinha templos dedicados a ela nessas áreas.

Sirona era também associada à proteção da família, do parto e da nutrição dos filhos. Ela é uma das deusas celtas mais importantes e é frequentemente representada com um cálice ou uma taça, símbolo da vida e da fertilidade.

Faz muito sentido que a dona do Três Vassouras receba o nome da deusa Sirona, já que o pub é um lugar seguro no decorrer de toda a série de livros, e oferece comida e hospitalidade, não é?

Hogwarts Legacy será lançado em 10 de fevereiro para PlayStation 5, Xbox Series X|S e PC, 4 de abril para PlayStation 4 e Xbox One e 25 de julho para Nintendo Switch. O jogo está em pré-venda.

Sobre o autor

Igor Moretto

Igor já trabalhou como tradutor de conteúdo em diversos sites. Hoje, formado em Produção Audiovisual, procura alimentar o Animagos com novidades e é responsável pelo Podcast Animagos.