Criança Amaldiçoada

Evanna Lynch dá sua opinião sobre Criança Amaldiçoada e canon

Escrito por Vinicius Ebenau

A atriz Evanna Lynch, intérprete de Luna Lovegood em “Harry Potter”, esteve presente no último sábado (2) na LeakyCon em Dublin, na Irlanda, e conversou com o site BuzzFeed a respeito da série.

Além de comentar sobre seu papel nos filmes (ela até revelou que, no primeiro rascunho do roteiro de Enigma do Príncipe, Luna narrava um jogo de Quadribol, como no livro), Evanna discutiu o ressurgimento do Mundo Bruxo, falando principalmente da peça Harry Potter e a Criança Amaldiçoada e a aceitação dos fãs. Leia abaixo:

Com Animais Fantásticos e Criança Amaldiçoada, aconteceu recentemente um tipo de ressurgimento no fandom. O que você acha que tem em “Harry Potter” que o mantem sempre em evidência, mesmo entre 2011 e 2016, quando tudo começou a acontecer de novo?

Fome violenta dos fãs. [risos] As pessoas simplesmente não querem largar e seguir em frente.

Os fãs o mantiveram vivo – tipo, essas convenções [LeakyCon] estiveram lá durante todo o tempo, e os fãs são tão criativos, com as fan fictions e o wizard rock e as artes que eles fazem. Eu venho a essas convenções, e eu sempre vou ao espaço de mercadorias, porque as artes que eles fazem são incríveis, e essas pessoas fazem carreiras a partir disso. Há cosplayers que fazem isso profissionalmente e pessoas constantemente especulando e fazendo coisas novas.

Quero dizer, acho que J.K. Rowling vai fazer o que quiser quando quiser, mas tenho certeza de que ela deve ter se inspirado por essa paixão pelos livros. Eu sei que quando escrevo alguma coisa, eu imediatamente vou e conto a todas as pessoas mais próximas a mim e acabo perdendo o interesse nisso, porque eu disse a muitas pessoas, mas ela deve gostar de simplesmente continuar compartilhando. Você sabe que seu mundo é tão rico, e você vê isso através do Pottermore e de Animais Fantásticos e de todas as outras partes do Mundo Bruxo. Você pode dizer que ela está ansiosa para compartilhá-lo com as pessoas, e acho que [a paixão dos fãs] deve ter inspirado ela.

Ainda há aquelas pessoas que dizem que queriam que ela tivesse parado, que tivesse acabado em Relíquias da Morte e que ela deixasse de dizer coisas no Twitter. Qual seria a sua resposta a isso?

Pessoalmente sinto que Jo é a rainha do mundo de “Harry Potter”. Você pode não gostar, mas você não gosta de tudo o que acontece em sua própria vida. Sua própria vida segue trajetórias que você não planejou, então você só precisa aceitá-la.

Eu entendo sobre algumas pessoas não aceitarem Criança Amaldiçoada, porque não é puramente J.K. Rowling. Eu sei que ela aprovou tudo, e ela estava muito envolvida no processo criativo, mas ela não escreveu. Então, para mim, o retrato de Harry não é… certo.

Sim. Fui ver [a peça] na primeira noite de prévias, antes do lançamento do livro [com o roteiro], então eu assisti sem nenhum pré-julgamento. Eu amei como, como…

Sua própria coisa.

Sim. E eu acho que é uma peça de teatro incrível. Mas na minha cabeça não a considero canon.

Você não a encaixa com o resto do universo. Sou assim também. É tipo… é especulativo, mas para mim não é o verdadeiro mundo de “Harry Potter”. Simplesmente não parecia para mim. Eu me relaciono com pessoas que têm essa mentalidade purista de que se for da mente de J.K. Rowling, então é, mas aquilo não é apenas a criação dela, é a criação de muitas pessoas. É da mesma forma que os filmes são uma amálgama de visões e opiniões de muitas pessoas sobre o universo de “Harry Potter”, então você não precisa aceitar aquilo. É por isso que parte de mim está sempre um pouco triste por ela ainda não ter escrito a enciclopédia.

Sim! Concordo totalmente.

Eu sei que ela fez o Pottermore, mas gostaria que ela tivesse feito a enciclopédia, e eu realmente espero que ela o escreva.

Você pode ler a entrevista completa, em inglês, aqui. Concorda com a opinião de Evanna? Discorda? Deixe nos comentários!

Sobre o autor

Vinicius Ebenau

Vinicius aprendeu com "Harry Potter" a valiosa lição que amigos são uma das coisas mais importantes que existem... porque, sem eles, não teria pego emprestado a maioria dos livros para ler pela primeira vez. Formado em Cinema e Audiovisual, espera que a J.K. Rowling leia essa bio e dê uma chance a ele, pois faria um trabalho mil vezes melhor que o David Yates.