Animais Fantásticos

Passeando pelos cenários de Os Segredos de Dumbledore

Teseu e Lally no meio de um confronto com acólitos, no meio de uma viela em Butão cheia de lojas e pessoas bruxas.
Escrito por Igor Moretto

Como você deve saber, o Animagos já assistiu ao filme Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore, terceiro capítulo da saga de Newt Scamander. Sendo assim, decidimos trazer aqui alguns aspectos artísticos do filme que não estragam a experiência, mas ajudam aos fãs a terem uma noção da grandiosidade da produção.

Os Segredos de Dumbledore tem cenas em aproximadamente 15 cenários diferentes (foi o que conseguimos contar), incluindo alguns já conhecidos, como o interior da maleta de Newt, a padaria de Jacob e as ruas de Nova York. Os novos cenários são tão impecáveis e grandiosos quanto os que vimos em Animais Fantásticos e Onde Habitam e Os Crimes de Grindelwald.

Se você não viu o filme, fique tranquilo, este artigo NÃO CONTÉM SPOILERS. Tudo o que é falado aqui já foi mostrado nos trailers e materiais promocionais do filme.

China

Um dos novos cenários é de uma floresta na China com montanhas e um rio extenso, onde Newt busca uma criatura. A equipe do filme viajou para as Cataratas de Detian, na fronteira com o Vietnã, para estudar o lugar e recriar uma cachoeira nos Estúdios Leavesden, em Londres.

Credence caminha pela água no meio das cachoeiras envoltas por bambus.

A cenografia conta com 185 vasos de bambu que vão de cinco a nove metros de altura em volta de uma cachoeira. O co-diretor de arte Neil Lamont, em um primeiro momento, não acreditou naqueles planos, e relembra:

Eles disseram: ‘Vamos escanear e podemos fazer nossa própria versão das Cataratas de Detian’. E eu pensei: ‘Nossa, vamos construir uma cachoeira no Reino Unido!’.

Uma Serpe voa no meio de montanhas chinesas, com Newt sendo levado por seu rabo.

Eddie Redmayne, que interpreta Newt Scamander, ficou feliz ao descobrir que a água seria aquecida, já que o personagem mergulharia nela, e as cenas, antes marcadas para serem filmadas no verão, tiveram que acontecer no inverno congelante por conta do atraso causado pela pandemia de COVID-19.

Em todos os filmes de ‘Animais Fantásticos’, eu vi alguns cenários extraordinários, mas quando cheguei em Leavesden e vi essa cachoeira e as enormes montanhas cobertas de bambu, fiquei extasiado. Mesmo estando ali, era difícil acreditar que aquilo era real.

Imagem do trailer passando pelo rio na encosta da montanha com um buraco no meio.

No trailer, podemos ver também uma montanha com um buraco no meio. Essa montanha foi baseada na Moon Hill, uma grande caverna de calcário redonda, com um buraco em forma de lua em seu centro, que fica no condado de Yangshuo, em Guangxi.

Berlim

O Ministério da Magia alemão em uma Berlim bruxa escondida aos moldes do Beco Diagonal de “Harry Potter” é um dos principais cenários do filme. É em frente a ele que vemos uma multidão de apoiadores de Liu Tao e Vicência Santos, e seu interior serve como sede das negociatas políticas do roteiro.

Uma multidão se aglomera em frente a um prédio imponente em meio à neve. Todos levam banners e estandartes dos candidatos.

O prédio foi fortemente influenciado pela arquitetura neoclássica alemã dos anos 1930 e 1940, e pelo Chilehaus, prédio da cidade de Hamburgo que foi construído no início dos anos 1920, famoso por seu ápice que lembra a proa de um barco e por suas fachadas que se unem em um ângulo muito agudo.

A fachada construída com tijolo azul-marinho conta, em frente, com um pequeno lago que, curiosamente, ficou congelado de verdade durante as gravações por causa do frio de setembro. O laguinho é envolto por algumas estátuas gigantes baseadas em personagens marcantes da cultura popular alemã.

Vista de cima da lagoa em frente ao Ministério alemão. É como uma piscina perfeitamente redonda.

Ainda em Berlim, dessa vez na rua nevada do mundo trouxa, acontece um encontro entre Dumbledore e Credence. Ali, a neve cenográfica foi feita de isopor e recoberta com neve de verdade. Foram 2.188 sacos cheios de neve que pesavam 22.000 quilos!

Credence está no meio de uma rua em Berlim. A Fênix voa na sua frente.

O set da rua de Berlim é cheio da arte já conhecida de Miraphora Mina e Eduardo Lima, do estúdio de design MinaLima, que ajudam a tornar o lugar muito mais realista e bonito. A dupla de design homenageia membros da equipe nos nomes nos letreiros, placas e banners espalhados por lá.

Eles também são responsáveis pelos banners das campanhas de Tao, Santos e Grindelwald, que se aglomeram em frente ao Ministério da Magia. Os banners têm cores que remetem aos personagens e textos na língua nativa dos candidatos. Eduardo Lima revelou que o material utilizados nos banners de Vicência Santos foram comprados no Brasil!

Butão

Como revelado recentemente pelos atores Eddie Redmayne e Jude Law, Butão foi o país escolhido pelos produtores do filme para substituir o Brasil. Lugar em que acontece o clímax do filme, Butão tem dois cenários: um vilarejo e um templo no alto da montanha. Tudo muito grandioso e bonito, o que consola um pouco pela perda de oportunidade de ver a comunidade bruxa brasileira.

Foto aérea do cume da montanha onde tem um templo. Grindelwald aparece em telões e fogos com seu logo surgem no céu.

O Instituto de Tecnologia de Chiba, no Japão, fez um relatório chamado Casas Butanesas Tradicionais, que foi fornecido ao departamento de arte de Os Segredos de Dumbledore, já que a produção teve dificuldades para viajar durante a pandemia, e impressionou Stuart Craig, co-diretor de arte do filme.

De acordo com Craig, seu espanto foi por causa da verticalidade do país, assim como a brancura da sua arquitetura. A equipe de design reproduziu tudo o que receberam, inclusive as paredes brancas em vários becos e ruelas, que servem como esconderijos dinâmicos perfeitos para uma fuga caótica.

Hogwarts

Alvo Dumbledore está em Hogwarts trabalhando, então Newt, Eulália, Teseu, Jacob e Bunty o encontram lá. Tudo em Hogwarts é como já conhecemos. Os alunos e corredores nos transportam de volta aos tempos mais calmos dos livros de “Harry Potter”, quando não havia perigo de um doido sem nariz entrar a qualquer momento.

Imagem do castelo de Hogwarts visto de cima.

Vemos um lugar muito conhecido pelos fãs, a Sala Precisa, onde Dumbledore conversa sobre seu plano. O cenário foi totalmente recriado por computação gráfica, sendo as únicas coisas reais do espaço o chão e a roda de oração butanesa que se transforma em uma chave de portal.

Dumbledore está do lado da roda de oração butanesa, na sala precisa.

Outro lugar conhecido, mas pouco explorado em “Harry Potter”, é a taverna Cabeça de Javali. Neste filme, conhecemos alguns novos cômodos do lugar e revemos outros que já apareceram em Ordem da Fênix e Relíquias da Morte – Parte 2. O ator Richard Coyle, que interpreta Aberforth, lembra que tudo parecia tão autêntico “que eu realmente queria pegar uma bebida e sentar perto do fogo”.

Foto panoramica de Hogsmeade, toda nevada.

De acordo com Christian Mänz, supervisor de produção de efeitos visuais, a exposição The Making of Harry Potter, vizinha dos estúdios, foi uma grande ajuda na hora de recriar Hogsmeade, com sua maquete do vilarejo bruxo.

A atriz Jessica Williams, novata na série e intérprete da professora de Feitiços em Ilvermorny, Eulália Hicks, foi uma das pessoas mais entusiasmadas do elenco. Ela disse:

Tendo lido todos os livros e visto todos os filmes, foi surreal estar nesses sets. Nunca experimentei algo tão imersivo. Por dois meses, toda vez que eu entrava no set, eu dizia: ‘Caramba! Estamos em Hogsmeade!’

Foto de Aberforth Dumbledore atrás do balcão do sujo Cabeça de Javali,

Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore teve um orçamento de US$ 200 milhões, de acordo com reportagens internacionais. O filme chega aos cinemas brasileiros no dia 14 de abril, e aí você pode ver o que descrevemos aqui na telona! Ansiosos?

Sobre o autor

Igor Moretto

Igor já trabalhou como tradutor de conteúdo em diversos sites. Hoje, formado em Produção Audiovisual, procura alimentar o Animagos com novidades e é responsável pelo Podcast Animagos.