J.K. Rowling

J.K. Rowling reflete percalços na internet em novo livro, The Ink Black Heart

Capa do livro The Ink Black Heart, com Robin e Strike de costas andando pelo cemitério de Highgate em Londres.
Escrito por Igor Moretto

J.K. Rowling, escrevendo sob o pseudônimo Robert Galbraith, lança no dia 30 de agosto o sexto livro da sua série de detetive “Cormoran Strike”, intitulado The Ink Black Heart (em tradução livre, O Coração de Tinta Preta). O livro de 1024 páginas (!) parece refletir a experiência da autora com seus leitores na internet.

Porém, não é o caso. Em recente entrevista ao The Graham Norton Radio Show, na Virgin Radio UK, Rowling disse que teve a ideia e escreveu o livro antes de sofrer ataques e ameaças nas redes sociais. Abaixo, você pode ouvir a conversa completa. Obrigado aos amigos do The Rowling Library por disponibilizar o áudio!

A autora começou a receber ataques no Twitter por causa de sua posição sobre o acesso de pessoas transgênero a alguns direitos, que é largamente considerada uma posição transfóbica. Segundo ela, já houve ameaças de bomba à sua casa e, mais recentemente, depois de prestar solidariedade contra o atentado ao autor Salman Rushdie, surgiu mais uma onda de ameaças violentas.

The Ink Black Heart

No seu novo livro, Rowling conta a história de uma animadora que se vê diante de ameaças muito preocupantes vindo de uma pessoa que alega ser seu fã. A sinopse pode ser lida abaixo.

Quando uma Edie Ledwell frenética e descabelada aparece em seu escritório implorando por uma conversa, a detetive particular Robin Ellacott não sabe muito bem o que acha da situação. Cocriadora de um desenho popular, The Ink Black Heart, Edie está sendo perseguida por uma figura misteriosa online que usa o pseudônimo “Anomie”. Edie está desesperada para descobrir a identidade verdadeira por trás de Anomie.

Robin decide que a agência não pode ajudar com o caso e não pensa mais no assunto até que, alguns dias depois, ela ouve a notícia chocante de que Edie foi eletrocutada e assassinada no cemitério de Highgate, o cenário de The Ink Black Heart.

Robin e seu parceiro de negócios, Cormoran Strike, se atraem pela busca da verdadeira identidade de Anomie. Mas com uma teia complexa de nomes falsos online, interesses de negócios e conflitos familiares para navegar, Strike e Robin se encontram embaraçados em um caso que testa seus poderes de dedução ao máximo e que os ameaça de novas e apavorantes maneiras…

Sobre as semelhanças que o leitor certamente encontrará entre a história no livro e a história recente da autora, em um video de perguntas e respostas, Rowling disse:

Nunca criei um livro, este inclusive, baseando-me na minha própria experiência, tentando falar sobre minha própria vida. É claro que isso não significa que minha experiência de vida não esteja nos livros.

Venho planejando este livro há tanto tempo e, desde então, algumas das coisas que acontecem nele aconteceram comigo, mas gostaria de deixar muito claro que não escrevi este livro como resposta a nada que aconteceu comigo.

Concluindo o raciocínio, ela ainda deixou claro que “o fandom de [Harry] Potter, em sua grande maioria, sempre foi incrível comigo, incrivelmente solidário. Ainda recebo muito amor [deles], então o fandom neste livro definitivamente não é um retrato do fandom [de Potter], e sim de um fandom bem diferente.”

O fandom tóxico

Ainda na entrevista a Graham Norton, J.K. Rowling conta como chegou à ideia de a animadora retratada em seu livro ser criadora de um desenho. Ela explicou:

Perguntei a meus filhos qual o fandom mais tóxico que eles conheciam. Para a minha surpresa, eles me responderam com o de um desenho que eu tinha visto e achado espirituoso e divertido – não posso falar qual é. Pensei: “Aquele desenho? Sério?” Pesquisei e vi que estavam certos… Originalmente, achei que poderia ser uma cartunista, mas é uma animadora em homenagem a esse fandom tóxico.

No entanto, apesar de todas essas falas, é muito provável que Rowling enxergue sim algumas pessoas do fandom em sua criação. Seu agente, Neil Blair, já fez comentários ácidos no Twitter direcionados a pessoas que, segundo ele, enriqueceram às custas da obra da autora. Os dois são amigos.

Quanto a se os ataques seriam ou não baseados em suas experiências, é muito improvável que, mesmo inconscientemente, ela não tenha refletido pelo menos alguns pensamentos verdadeiros em seu novo romance. Será uma leitura no mínimo interessante.

The Ink Black Heart chega, em inglês, às livrarias no dia 30 de agosto. A editora Rocco, que publica a tradução brasileira, anunciou que o livro vai sair no país no segundo semestre, mas ainda não tivemos mais informações. Assim que tivermos, atualizaremos o post!

Para comprar o livro, utilize os links abaixo. Comprando através deles, você ajuda o Animagos a continuar existindo!

Capa dura Brochura Kindle


A tempo, o Animagos não compartilha da posição de J.K. Rowling e seus membros lutam diariamente na construção de uma sociedade mais acolhedora às pessoas trans.

Sobre o autor

Igor Moretto

Igor já trabalhou como tradutor de conteúdo em diversos sites. Hoje, formado em Produção Audiovisual, procura alimentar o Animagos com novidades e é responsável pelo Podcast Animagos.