Harry Potter

As irmãs Black da vida real e o bebê secreto de Hitler

Ilustração das três irmãs Mitford. No fundo, a árvore genealógica dos Black.
Escrito por Igor Moretto

“Pegue seis irmãs, todas individualistas desenfreadas, e solte-as no período mais politicamente explosivo da história. Esta é a história das irmãs Mitford.”

É com essa frase que Laura Thompson começa sua biografia das irmãs que inspiraram J.K. Rowling na criação das irmãs Black Andrômeda, Narcisa e Belatriz. Na vida real, as irmãs Mitford são seis, mas especificamente Jessica, Diana e Unity viraram queridinhas dos tabloides e, eventualmente, dos noticiários britânicos durante a Segunda Guerra Mundial.

Rowling, a autora dos livros, já falou sobre sua paixão por Jessica Mitford em algumas ocasiões.

Minha autora mais influente, sem dúvidas, é Jessica Mitford. Quando minha tia-avó me deu Hons and Rebels, quando eu tinha 14 anos, ela virou instantaneamente minha heroína. […] Acho que li tudo que ela já escreveu. Até dei o nome dela para minha filha.

Mas quem foram, e o que elas têm em comum com as irmãs Black?

Separador de texto

Jessica “Decca” Mitford

“Nós, Narcisa e eu, nunca mais pusemos os olhos em nossa irmã depois que ela casou com aquele sangue ruim.”

Harry Potter e as Relíquias da Morte, capítulo 1.

A inspiração para Andrômeda, Jessica, aprendeu sobre o socialismo na adolescência, lutou ao lado dos republicanos na Guerra Civil Espanhola e, mais tarde, se mudou para os Estados Unidos e se filiou ao Partido Comunista dos Estados Unidos da América.

Como membro do CPUSA, fez parte do Congresso de Direitos Civis, organização formada por radicais de esquerda que lutava principalmente pelos direitos dos americanos negros sentenciados à morte, e que foi dissolvido pelo Governo dos Estados Unidos em 1956 por causa dos “perigos do comunismo”.

Jessica chamava sua filha, Constancia Romilly, de “Donks” e “The Donk”, o que inspirou o sobrenome usado como apelido pela filha de Andrômeda, Tonks. Além disso, J.K. Rowling não teve muita oportunidade de relacionar aspectos da vida de Andrômeda com a de Jessica, já que a mãe de Tonks não tem uma participação acentuada na guerra.

Separador de texto

Diana Mitford, Lady Mosley

Diana, em quem Narcisa foi inspirada, conheceu Oswald Mosley em 1932, mesmo ano em ele que fundou a União Britânica de Fascistas. A união era um partido político de extrema-direita formado por vários partidos fascistas do Reino Unido para apoiar o regime nazista alemão.

Eles se casaram em segredo na casa do Ministro da Propaganda nazista Joseph Goebbels em 1936, e Adolf Hitler estava presente. Durante a Segunda Guerra, Diana e o marido foram presos no Reino Unido.

Ilustração de Diana. É uma mulher branca e magra. A ilustração altera seu cabelo e coloca nele também a suástica nazista.

Ao contrário dos Malfoy, que se distanciaram da ideologia de Voldemort no final da saga, os Mosley continuaram proferindo absurdos anti-semita até suas mortes. Diana morreu em 2002 de velhice, ainda afirmando que não sabia das atrocidades do governo nazista na época, e que não acreditava nos números de mortos.

A divergência entre os fins das histórias da inspiração e da ficção é um atestado do valor da narrativa familiar e, principalmente, do papel da mãe Narcisa na história da Segunda Guerra Bruxa.

Unity Valkyrie Freeman-Mitford

Unity, assim como Belatriz é, sem sombra de dúvidas, a irmã mais controversa de todas. No final da adolescência, começou sua obsessão pelo Nazismo, e visitou a Alemanha durante a ascensão de Hitler. Ela começou a persegui-lo na tentativa de conhecê-lo, e, finalmente, se tornou uma grande amiga e aliada. Hitler chegou a dizer que ela era “um espécime perfeito da mulher Ariana”.

Ilustração de Unity. É uma mulher branca e magra. A ilustração altera seu cabelo e coloca nele a suástica nazista.

Com essa aproximação, os britânicos transformaram-na num assunto quase diário dos noticiários, e o serviço secreto britânico chamou-a de “mais nazista que os nazistas”. Quando a Inglaterra declarou guerra contra a Alemanha, Unity tentou se suicidar, mas não conseguiu. O tiro na cabeça fez com que ela ficasse com severas sequelas. Ela passou o resto da vida escondida e presa num presbitério.

A história de Belatriz, enlouquecida e encarcerada no fim da guerra, parece espelhar a de Unity quando analisamos sua devoção a Voldemort e seus ideais fascistas, mas as semelhanças não param por aí.

Namorada de Hitler

– Milorde – disse uma mulher morena na outra metade da mesa, sua voz embargada pela emoção –, é uma honra tê-lo aqui, na casa de nossa família. Não pode haver prazer maior.

Estava sentada ao lado da irmã, tão diferente desta na aparência, com seus cabelos negros e olhos de pálpebras pesadas, quanto o era no porte e na atitude; enquanto Narcisa sentava-se dura e impassível, Belatriz se curvava para Voldemort, porque meras palavras não podiam demonstrar o seu desejo de maior proximidade.

– Não pode haver prazer maior – repetiu Voldemort, a cabeça ligeiramente inclinada para o lado, estudando Belatriz. – Isso significa muito, Belatriz, vindo de você.

O rosto da mulher enrubesceu, seus olhos lacrimejaram de prazer.

Harry Potter e as Relíquias da Morte, capítulo 1.

Separador de texto

Unity Mitford passou um tempo em um monastério em Warwickshire, onde viveu como parte da família do pastor Frederick Sewell-Corby, e era chamada de “tia Unity” pelas crianças. Margaret Laidlaw, uma das crianças que conviveu com Unity, contou à BBC algumas lembranças que tinha da mulher em 2017.

Não nos permitiam falar sobre isso com ninguém. Era um completo tabu.

O monastério foi escolhido pela mãe das irmãs Mitford, Lady Redesdale, que era cliente da mãe de Margaret, e a estadia de Unity durou de 1943 até 1948, tudo em absoluto segredo. A localização de Unity era considerada uma questão de segurança nacional discutida na Câmara dos Comuns do Reino Unido, e Margaret acredita que a estavam escondendo porque, na mesma época, surgiram os primeiros rumores de que ela era amante de Hitler.

Margaret conta que, quando a notícia da morte de Hitler chegou ao monastério, sua irmã disse “bom dia tia Unity, sinto muito pela morte do seu namorado,” no que Unity respondeu: “Ah, você é uma criança muito doce.”

A maioria dos historiadores não acredita no affair de Unity com Hitler, mas afirma que nenhum inglês jamais esteve tão próximo de Hitler, chegando a se encontrar com o líder nazista mais de 100 vezes. Até hoje, existem boatos que dizem que, antes de tentar se suicidar, Unity teria dado à luz um bebê. Esse bebê seria um descendente de Hitler escondido na Inglaterra até hoje.

Esses boatos históricos parecem confirmar que a personagem Delphi, da peça Harry Potter e a Criança Amaldiçoada, também vem dessa inspiração. Mesmo que ela não seja de fato filha de Belatriz, o boato sobre sua gravidez tem raízes na história das irmãs Mitford.

Outros fãs já especulavam, antes mesmo da peça ser lançada, sobre uma possível gravidez de Belatriz durante Harry Potter e o Enigma do Príncipe, que teria como evidência algumas coisinhas deixadas sem muito alarde no texto da série. Isso explicaria o porquê de Belatriz não estar na batalha no final daquele livro.

“[…] quando Azkaban for aberta, os Lestrange receberão honras que ultrapassarão todos os seus sonhos.

Voldemort em Harry Potter e o Cálice de Fogo, capítulo 33.

Se você não acreditava no dedo de J.K. Rowling em Criança Amaldiçoada, então deixamos aqui mais esse detalhe para você analisar nas suas releituras. Com certeza nós, do Animagos, vamos levar essa discussão ao nosso podcast de releitura de “Harry Potter”, A Casa Elefante!

Você sabe de mais inspirações históricas que envolvem os personagens de J.K. Rowling? Deixe um comentário!

Sobre o autor

Igor Moretto

Igor já trabalhou como tradutor de conteúdo em diversos sites. Hoje, formado em Produção Audiovisual, procura alimentar o Animagos com novidades e é responsável pelo Podcast Animagos.