No The Graham Norton Radio Show, na Virgin Radio UK, na mesma entrevista em que comentou sobre o novo livro de “Cormoran Strike”, J.K. Rowling explicou o porquê de não ter gravado para o especial Comemoração de 20 Anos de Harry Potter: De Volta a Hogwarts.
De acordo com a escritora, o motivo se deve exclusivamente pelo especial estar relacionado aos filmes de “Harry Potter”, não aos livros. Apesar de Rowling ter sido bastante envolvida com os filmes, ajudando na escolha do elenco, fazendo sugestões aos roteiros e acabando por se tornar produtora de Harry Potter e as Relíquias da Morte – Partes 1 e 2, ela disse:
Eu não fui [excluída], na verdade. Me pediram para participar [do especial] e decidi que não queria. Achei que era mais sobre os filmes do que sobre os livros, sabe? Com toda a razão, era disso que se tratava o aniversário, então ninguém disse para não participar. Me pediram e eu decidi não participar.
Desde o anúncio oficial do especial, era discutido se Rowling estaria presente na celebração de 20 anos da estreia da adaptação de Harry Potter e a Pedra Filosofal, devido sua posição sobre o acesso de pessoas transgênero a alguns direitos, que é largamente considerada uma posição transfóbica. No final, ela apareceu apenas através de material de arquivo.
Pouco após o lançamento do especial, porém, J.K. Rowling foi vista em uma entrevista com Stephen Fry para o documentário Animais Fantásticos: Uma História Natural, sobre as criaturas mitológicas que serviram de inspiração para os animais presentes nos livros de “Harry Potter” e Animais Fantásticos e Onde Habitam, além dos filmes de “Animais Fantásticos”, roteirizados por ela. O documentário, tal qual o especial, teve o envolvimento da Warner Bros.
Comemoração de 20 Anos de Harry Potter: De Volta a Hogwarts está disponível no serviço de streaming HBO Max, assim como Animais Fantásticos: Uma História Natural.